AVMB Soluções em TI

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Portal do Professor - Versão Mobile

Na versão mobile o Portal do Professor poderá ser acessado por um Tablet ou Smartphone, permitindo ao professor lançar em sala de aula a frequência de seus alunos.

Smartphone - Agenda
Smartphone - Lançamento de Frequência
















Da mesma forma que na Internet, o professor terá em seu celular ou tablet a lista dos alunos. Por questões de espaço, nesta aplicação, não será mostrada a foto do aluno a não ser clicando no botão de informações ao lado do nome do aluno. A data e o horário que serão mostrados são do momento atual, caso o professor não tenha aula nesta data e/ou horário ele poderá trocar. Se todos os alunos estão presentes basta acionar o botão <marcar todos>, automaticamente todos receberão presença.

Caso um aluno tenha faltado, basta marcar a caixa ao lado do nome do aluno. O professor possui três formas de confirmação: Salvar informa ao sistema para guardar as frequências lançadas, podendo retornar e fazer acertos individuais; Encerrar informa ao sistema que as frequências lançadas não mais serão mudadas; e caso as frequências tenham sido lançadas erroneamente, existe a opção Cancelar.

Veja no vídeo abaixo uma demonstração sobre a versão Mobile do Portal do Professor:


(Assista diretamente no YouTube clicando aqui)

Portal do Professor - Nova Versão (Outras Funcionalidades)

Clicando no ícone de Relatórios o professor tem acesso a relatórios e gráficos. Os relatórios do SIE poderão ser inseridos neste, tais como: Frequência já lançada aos alunos; Quadro de horários das disciplinas de sua oferta; Programa Oficial da Disciplina; Programa Ministrado da Disciplina; Diário de Frequência; Diário de Avaliação. 

Lançamento das Notas: Essa funcionalidade permite ao professor escolher um modelo de notas que será utilizado em cada turma, ou escolher um dos modelos definidos pela universidade. Em cada modelo poderá ter tantas avaliações quanto achar necessário, com pesos variáveis.

O lançamento de notas poderá ser realizado pela Internet, via Tablet ou Smartphone publicados para alunos acessarem diretamente em seus portais.

Programa da disciplina: Conteúdos programáticos são vários nomes para designar os tópicos e unidades de uma disciplina. No portal é possível que o professor especifique mais de um conteúdo programático, incluindo outros tópicos. Desta forma o professor irá registrar o que denominamos programa ministrado.


Portal do Professor - Nova Versão (Lançamento de Frequência)

Uma preocupação com o novo portal foi o Lançamento de Frequência: Inicialmente o Professor deverá selecionar qual das suas disciplinas deseja lançar a freqüência. Para cada turma são disponibilizadas as informações referentes à agenda, vagas ocupadas, professores que ministram, horários e programa da disciplina.

Uma vez escolhida a aula na agenda da disciplina/turma, basta marcar para cada período a presença, ausência de todos, ou de cada aluno. Se a instituição possuir a fotografia dos alunos em seu cadastro, e a sala de aula um computador com acesso à Internet, o professor não precisará fazer a chamada, podendo realizar a marcação de frequência com base nas fotos. Durante este processo o sistema irá disponibilizar o número de faltas e presenças de cada aluno e a agenda da disciplina/turma, tudo em tempo real.

Portal do Professor - Nova Versão

Conforme anunciado, o Portal do Professor em sua versão ASTEN traz novas facilidades e funcionalidades, dentre elas: lançar frequência por aula, e notas, emitir relatórios, adicionar links, manter o conteúdo programático ministrado por turma e transferir os dados da turma para o ambiente Moodle 2.0.

A frequência dos alunos e o lançamento de notas poderão ser realizados através da Internet, Tablet ou Smartphone. Tudo isso em tempo real, através da rede computacional da Instituição, propiciando aos docentes maior controle e facilidades. 

Encontro Prefeitura de Pelotas

Nesta terça dia 28/02/2012, aconteceu um encontro, nas dependências do Hotel Itaimbé, entre a Prefeitura de Pelotas, Autarquias, Câmara de Vereadores e AVMB com objetivo de analisar as ações que deverão ser feitas por todos, com objetivo de padronizar os procedimentos contábeis e dar apoio à gestão patrimonial na forma estabelecida na Lei Complementar nº 101 de 2000, Lei de responsabilidade Fiscal.


Basicamente a discussão tratou de debater como atender aos oito itens listados pela Portaria Nº 828 do Ministério da Fazenda, de 14 de dezembro de 2011. 

Estiveram presente neste encontro: Otoni Sergio Flores Xavier – administrativo, Mery Mascarenhas Ugoski - analista de sistema da Coinpel, Claudio Ivan Lopes Viana - contador geral da Prefeitura, Dienefer Sampaio da Silva - Contadora da Câmara Municipal, Maria Jovelina dos Santos - Contabilidade Prefeitura, Fabiana Lucas Rodrigues - Contabilidade Prefeitura, Maria Lorena Portantiolo - Orçamento da Prefeitura, Luis fernando Muhamad - Contador geral do Sanep. Por parte da AVMB estiveram presentes neste encontro: Fabio Junior de Barros – gerente de implantação, Ubirajara Petri dos Santos – gerente de desenvolvimento, Aldiocir Dalla Vecchia – Diretor, Claudio Lobato – Administrador e Rodrigo Garrot – Contador.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Análise do Portal do Aluno

Uma grande preocupação dos gestores das universidades é o controle da matricula realizada via Internet pelos alunos,onde o objetivo é ter um sistema estável, eficiente e dinâmico com a inserção de novas tecnologias que permitam o acesso de qualquer lugar e com qualquer equipamento.
Recentemente a AVMB disponibilizou o novo Portal dos Alunos com melhorias de performance e novas funcionalidades.

No novo Portal do Aluno foram inseridos recursos que permitem acompanhar os acessos ao portal, podendo monitorar o evento da matricula quanto ao número de conexões realizadas, tempo médios, locais de acesso e outras métricas que permitem o acompanhamento e subsidiam o gestor na tomada de decisões.
Estas análises podem ser realizadas através dos sistemas do Google ou Probe.
As informações a serem disponibilizadas podem ser em tempo real ou de um determinado período permitindo inúmeras análises.

Visão Geral

Nesta tela pode ser verificado o número de visitas realizadas em um determinado período, quantas páginas foram acessadas, médias de páginas por visita, tempo médio de permanência no site.
Na tabela podemos ver o país de onde as pessoas estão acessando.

Visitantes em Tempo Real

Também podemos acompanhar as páginas que estão sendo acessadas e o tempo que está durando para visualizar.

Painel de Controle

Cada instituição poderá personalizar o seu painel de controles, definindo quais e em que local as informações devem ser disponibilizadas.
Na figura são disponibilizadas diversas informações, tais como: tempo médio de permanência no site, quantas visitas por dia foram realizadas e idioma utilizado.
Ainda pode ser analisado o percentual do tipo de acesso, que resumidamente significa: direto (quando digitado a url do portal), organic (visitante oriundo de resultados naturais de busca, pesquisa não paga) e referral (visitantes oriundos de links que apontam para o site da universidade).
A taxa de conversão de metas nos propicia gerenciar quantos dos acessos atingiram determinado objetivo, exemplo: quantos visitantes emitiram o comprovante de matricula, ou seja, é a quantidade de visitantes que efetuaram um conjunto de ações esperadas (estas metas são definidas pela instituição).
O outro painel mostra de que local foi acessado, o número de pessoas e o tempo médio de permanência. Por fim, se o acesso foi via celular/tablet e o número de ocorrências.

Outras informações que podem ser disponibilizadas

Através destas ferramentas os portais podem ser monitorados disponibilizando um manancial de informações para o setor operacional e gerencial da instituição.

Entre em contato com a AVMB para saber como fazer isto.