AVMB Soluções em TI

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Setor de Testes da AVMB garante mais qualidade dos produtos

Um novo setor responsável por elaborar e estruturar a estratégia de testes de software foi criado na AVMB, em maio deste ano. As avaliações são referentes aos aplicativos componentes da solução SIE/SIM e demais produtos da nova versão ASTEN. 

Diante do grande número de aplicativos e processos que compõem o sistema SIE/SIM e da complexidade das regras de negócios envolvidas, o primeiro passo do setor de testes foi elaborar um planejamento, de acordo com levantamento das aplicações mais utilizadas e das que frequentemente sofrem alterações, por apresentarem uma probabilidade maior a falhas. 

Os novos produtos desenvolvidos pela AVMB também estão passando por processos formais de testes de suas funcionalidades, que consistem na elaboração de um plano de testes adequado ao projeto e ao produto que está sendo desenvolvido, estabelecendo qual estratégia a ser adotada. 

O objetivo do novo setor de testes é minimizar a ocorrência de falhas quando o produto estiver em uso, garantindo, assim, uma maior confiabilidade e qualidade do software. Outra grande vantagem na elaboração dos casos de testes é a possibilidade de obter uma documentação detalhada do aplicativo envolvido, servindo também como aporte de conhecimento das funcionalidades existentes. Estes artefatos gerados também podem ser compartilhados com o cliente, para que ele possa avaliar o produto. 


Primeiros Resultados 


O Portal do Professor – versão ASTEN AVMB já passou por 3 ciclos de testes formais, envolvendo os bancos de dados ORACLE e DB2, além de 4 tipos diferentes de navegadores web, incluindo o TABLET. Dentre as funcionalidades do Portal do Professor, foram documentados aproximadamente 93 casos de testes no sistema de gerenciamento TEST LINK.