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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MELHORIAS EUS 2012 - ALUNO AFASTADO

Item 24: Portal - verificar lançamento de frequência / presença /faltas / gravidez, licenças diversas, matrícula após o início das aulas.

Um dos requistos colocados pelas instituições, presentes no EUS 2012, foi de ser contemplado, no Portal do Professor – versão ASTEN, a sinalização dos alunos afastados das aulas e o tratamento correto sobre a frequência dos alunos que estejam com algum tipo de afastamento. Seguem exemplos abaixo:

- Por motivo de doença;

- Amparado pelo atendimento domiciliar (Leis 6202/75 e 1044);

- Por ter iniciado a frequentar as aulas bem depois de seu inicio, por motivos de ajustes em sua matrícula.

Entre outros motivos previstos em lei.

Para que possamos contemplar de forma mais adequada estes requisitos, inicialmente pedimos que nos respondam as seguintes questões:

1) No SIE-UFSM atualmente a instituição lança em algum aplicativo existente a informação de que o aluno está afastado por doença (atestado médico) e/ou gravidez e/ou atendimento domiciliar? Caso sim, qual o nome do aplicativo que essas informações são lançadas. As informações são lançadas com data de início e data de término de afastamento, ou seja, está informado no SIE-UFSM  o período que o aluno está ou ficou afastado?

2) No período em que o aluno está afastado por doença (atestado médico) ou gravidez, como fica a informação de frequências destes alunos? Os dias ausentes são considerados como Presença (para fins de encerramento de notas)?

3) Existe algum tipo de afastamento do aluno, além do abandono, em que os dias faltantes não são considerados como “Presenças”, e sim como “Faltas” mesmo?

4) Existem casos em que o aluno começa a assistir aulas, por exemplo, uns 15 dias após ter iniciado o ano/semestre letivo (não por motivo de doença, mas por motivo especial de ajuste e acerto de matrícula, por exemplo)? Caso existir, como o departamento acadêmico considera estes dias que o aluno? Considera como presença para fins de encerramento de notas? A informação de que este aluno começou a frequentar as aulas bem após o seu início (indicando qual a data de inicio) é informada em algum aplicativo do SIE-UFSM pelo departamento acadêmico?

5) Caso a instituição não lance no SIE-UFSM a informação que o aluno está afastado (doença/gravidez/atendimento docimiliar), estariam dispostos a começar a efetuar o lançamento no SIE-UFSM no aplicativo determinado/adequado para ter esta informação?

6) Acrescente alguma consideração ou regra que ache importante mencionar sobre o assunto.

A partir das respostas obtidas, teremos uma visão mais homogênea de onde buscar as informações de afastamento dos alunos para que sejam corretamente tratadas no Portal do Professor. É importante que AVMB tenha a informação de como, na prática, isso ocorre, bem como se a forma de lançamento dos dados de afastamento do aluno estão adequadas para que o Portal possa utilizar estas informações.

Sua colaboração é muito importante para que possamos desenvolver e melhorar o produto atendendo as expectativas de sua instituição.

Responda as questões comentando este blog ou se preferir envie suas considerações para os seguintes e-mails:

carla.brum@avmb.com.br

valquiria.goncalves@avmb.com.br


Prazo para recebimento das respostas: Agradecemos se puderem contribuir até 31/03/2013.

Desde já agradecemos sua colaboração!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Melhorias EUS 2012 - ASTEN PROCESSOS


Itens 28 e 29


28 - Para a emissão de e-mail ou SMS criar formas de também enviar código de conferência para garantir que a mensagem veio da instituição – UNIRIO;

Esse recurso poderá ser tratado de diferentes maneiras, como a geração de um código de autenticação durante o envio, armazenado posteriormente em banco. Poderá ser criado um processo que faça a verificação de autenticidade do código enviado, garantindo que determinada informação tenha partido da instituição. A flexibilidade da ferramenta permitirá que o cliente defina a melhor forma para validar o código de autenticação.

29 – importação/exportação de processos de outros processos.

O recurso de importação e exportação foi implementado pensando exclusivamente na ferramenta. Esse conceito foi construído dessa forma devido a simplicidade dos elementos que constituem um modelo do Asten Processos. Diferente das outras ferramentas de modelagem, o Asten Processos unifica a modelagem com as regras de negocio, o que dificultaria a integração com outros sistemas. A forma como as outras ferramentas fazem a ligação entre os elementos do modelo também impede que a conversão seja feita, mesmo a nível de desenho apenas. Conforme a evolução do Asten Processos esse recurso será reanalisado pois novos elementos poderão ser adicionados o que facilitaria a importação de modelos de terceiros.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Melhorias EUS 2012 - 25- Localizar


Na tela principal de navegação do SI* é possível localizar uma aplicação que esteja na árvore, através do comando "Ctrl + L", e atualmente uma nova funcionalidade foi adicionada à função: a opção de procurar por Similaridade, denominada “Aplicações e Documentos -> Por Similaridade”.
Nesta opção, é possível localizar, além de aplicações, documentos e, não apenas pelo nome do executável, mas também pelo nome que está cadastrado na árvore.


Alem disso, é possível definir um grau de similaridade no momento da procura através da opção “Precisão”. Quanto maior o grau de precisão, mais corretamente você vai ter que digitar o nome da aplicação que deseja procurar.

Após digitar o nome desejado, basta clicar em LOCALIZAR e você será direcionado a uma nova guia (Resultado da Pesquisa) na tela principal. Nesta guia é possível ver o resultado e com um clique acessar as aplicações.


Melhorias EUS 2012 - 32- Verificar com a UFSM a liberação do software Ponto e Projetos

Em contato com a UFSM, verificamos a possibilidade de liberação do software ponto, conforme  solicitado durante o EUS 2012. A resposta que obtivemos foi que é possível realizar esta liberação, basta que as instituições que desejarem obter o software encaminhem um ofício ao Reitor da UFSM formalizando o pedido.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Melhorias EUS 2012 10- Oferta On-line


Dentre as solicitações oriundas do Encontro de Usuários do SIE/UFSM 2012, encontra-se a verificação dos processos de oferta on-line.

Esta verificação já estava em discussão na AVMB desde setembro do ano passado, antes mesmo do EUS acontecer, porém foi difícil para nós encontrarmos um modelo “ideal” do processo, já que cada instituição tem suas particularidades, como , por exemplo, a presença ou não de um departamento responsável por determinado curso.
Para tanto, solicitamos o auxílio dos usuários para definirmos o processo de oferta, adequando-o para atender a todas as instituições. Apresentaremos um modelo padrão e pedimos para que as instituições se manifestem alterando este fluxo de acordo com a situação de cada um.




1) Curso solicita e indica horário.
2) Departamento indica docente e espaço físico.
3) Departamento libera pra matricula e pra lançamento de notas.


As sugestões podem ser enviadas para o email crlobato@avmb.com.br ou através dos comentários da postagem.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Melhorias Encontro de Gestores - Portais

Itens 7, 8, 12, 13, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24.


No Encontro dos Usuários do SIE/UFSM 2012, foram anotadas onze reivindicações com relação aos portais:

7 - Permitir no portal do Aluno e do Professor adicionar relatórios independentes do SIE, relatórios confeccionados pelas instituições
8 - Permitir ao portal do Professor restrições para o uso como coordenador, dando poder, por exemplo de encerrar as notas de semestres passados e /ou outras ações. Guia dentro do portal do professor parametrizável ou não.

12.   Portal da Biblioteca – verificar os serviços.

13.   PORTAL - Verificar a possibilidade de permitir modificar os templates dos Portais e manter a personalização da instituição quando da atualização pela AVMB;

18.   PORTAL - Permitir o aluno acessar o Moodle através de seu portal – UFCSPA e UNIRIO usam dois Moodles diferentes;

19.   PORTAL – Permitir desaparecer os relatórios não utilizados (Alunos, Professores);
20.   PORTAL – FAQ Incluir no Portal do Professor um ícone sobre cuidados das parametrizações – parte das Configurações Gerais do ADM – detalhar;
21.   PORTAL - Criar um novo Portal – Coordenador um criar uma aba no portal do professor;
22.   PORTAIS – login do primeiro acesso- revisar na versão 2.0. CEFET – ocorre na versão 1.5.
23.   PORTAL - Incluir o espaço físico nas turmas do portal do aluno e do professor – nos detalhes das turmas;
24.   PORTAL - Verificar lançamento de frequência. Presenças / faltas / gravidez/licenças diversas / matricula pós inicio das aulas;

Para atendê-las a AVMB está com três novos projetos em desenvolvimento, que devem ter sua primeira versão lançada ainda no primeiro semestre de 2013, agrupando-as em novos portais: portal da Biblioteca, Relatórios e de Comunicações.

- O Portal da Biblioteca irá contemplar todas as solicitações relativas ao módulo "Biblioteca".
- No Portal de Relatórios, inicialmente, traremos os relatórios já existentes no SIE para a Web e, posteriormente, analisaremos os relatórios confeccionados pelas instituições.
- No Portal de Comunicações, será possível realizar as interações entre professores, coordenadores e alunos.

Ao término desta versão, realizaremos a análise das atividades não contempladas, que necessitam da participação dos nossos clientes para o correto desenvolvimento.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Melhoria Encontro de Gestores 3 - Verificar as bandas para ter link dedicado.


Durante a reunião do EUS de 2012, foi sugerido à AVMB melhorar as velocidades de comunicação com seus clientes. Para melhor atender à comunidade, realizamos diversas ações reformando nossas conexões e mantendo em operação diversos contratos.


1. - Para o atendimento diário de nossos clientes, contratamos da operadora GVT uma ADSL de 15Mbps. Na figura abaixo temos os dados do SPEEDTEST desta conexão. Esta conexão também é utilizada para as nossas pesquisas.

Teste de velocidade da ADSL GVT

2. - Para as videoconferências, contratamos uma ADSL de 20Mbps da NET. Veja abaixo os dados do SPEEDTEST desta conexão. Optamos por contratar outra operadora para se ter uma opção a mais caso, caso uma operadora tenha problema.

Teste de velocidade NET

3. – Para permitir um acesso 24x7 às nossas atualizações e ao site, mantemos um contrato com a empresa HOSTNET.

4. – Para comunicação de voz, contratamos as operadoras NET, OI e GVT com as seguintes linhas telefônicas:
+55 (55) 3025 5592 Telefone Fixo - Geral - Operadora NET
+55 (55) 3222 3839 Telefone Fixo - Operadora OI
+55 (55) 3222 3821 Telefone Fixao - Operadora GVT
+55 (55) 9972 0419 Telefone Celular  - Operadora VIVO

5. – Para atender as ligações com VPN contratamos um IP fixo: 201.22.227.179.

6. – Para reuniões virtuais e apresentações, contratamos o programa TEAMVIEWER.
Site da TeamViewer