AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Portais 2.0 já tem previsão de liberação

Está previsto para o mês de setembro o lançamento da versão 2.0 dos Portais AVMB ASTEN. Com novas funcionalidades agregadas, Portal do Professor, do Aluno, da Biblioteca e de Comunicações passam a possuir maior integração entre eles e com o sistema, atendendo às necessidades reportadas por nossos clientes.
No Portal do Professor, foi criado o “Perfil de Coordenador” que permitirá os coordenadores de cada curso realizar funções exclusivas, como: definir formatos de avaliações padrão, a serem utilizadas pelos professores;  efetuar manutenções de frequência e nota das turmas; enviar notícias para grupos específicos, e outros.

Confira todas as funcionalidades do Perfil de Coordenador aqui.

Tela de Funcionalidades: opção do Menu quando logado no Portal como Coordenador


O Portal de Comunicações possibilita a publicação de notícias para determinados cursos (pelos seus coordenadores); para turmas e para alunos (pelos professores), além de manter as notícias públicas para a comunidade em geral.
Confira todas as funcionalidades do Portal de Comunicação aqui.

Formulário para selecionar a opção de publicação (Para alunos, podendo escolher um ou mais alunos ou publicar a notícia para a turma inteira).


O Portal de Relatórios permite disponibilizar na web os relatórios existentes na árvore do SIE-UFSM. Grande parte dos relatórios existentes é compatível para a disponibilização no Portal de Relatórios.
Mais sobre o Portal de Relatórios aqui.

Relatórios desktop SIE-UFSM colocados no Portal de Relatórios via web.


Ainda, os novos Portais terão integração com o módulo “Biblioteca”, assim, alunos e professores possuirão, através do acesso aos seus Portais, a opção BIBLIOTECA, desde que o módulo já esteja implantado na instituição.
Confira mais sobre o Portalda Biblioteca.

Tela para Pesquisa


A AVMB está à disposição para apresentar maiores detalhes sobre as novidades do Portal do Professor e Perfil do Coordenador. Solicite agendamento de uma web conference para uma demonstração mais completa das funcionalidades contempladas nesta release.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SIE-DAY na UFT

Após dois anos realizando o EUS, que reunia os coordenadores de TI das Instituições usuárias do SIE/UFSM, no ano de 2013 a AVMB decidiu inovar, e para chegar mais próximo de seu usuário final criou o “Dia do SIE”.
Neste evento, representantes da AVMB vão até as Instituições com o intuito de promover maior entendimento do SIE, detalhando as funcionalidades dos módulos que já estão em uso e apresentando os demais produtos que a Empresa oferece. Além disso, são planejadas reuniões específicas a respeito de cada módulo contratado, destinadas aos representantes dos setores que os usam.

O primeiro “Dia do SIE” foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto, na Universidade Federal de Tocantins, onde foram realizadas oito reuniões, sendo a primeira de apresentação contando com a presença da Vice-Reitora da Universidade, Isabel Cristina Auler Pereira, do Pró-Reitor de Administração José Pereira Guimarães Neto, da Pró-Reitora de Graduação Berenice Feitosa da Costa Aires, e dos funcionários do Departamento de Tecnologia da Informação Ricardo Egídio Koelln, Juliano Alves Rios, Gislaine Pereira Salles e Flávio Silva Araújo.

As demais reuniões foram temáticas: com representantes da PROGRAD, sobre as funcionalidades relativas à graduação; da Diretoria de Desenvolvimento Humano, sobre o módulo “Recursos Humanos”; Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento, sobre as funcionalidades de planejamento; PROPESQ, sobre as funcionalidades da Pós-Graduação; representantes dos Departamentos de Administração, Contabilidade e Finanças, Patrimônio, Protocolo, Recursos e Materiais, Contratos, e Almoxarifado, para tratar a respeito das funcionalidades Administrativas; Departamento de Tecnologia da Informação, sobre o Desenvolvimento; e servidores das bibliotecas da Instituição, para tratar das funcionalidades relativas ao módulo “Biblioteca”. Em todas essas reuniões, o objetivo foi realizar um levantamento das necessidades de cada setor, além de ouvir e esclarecer algumas dúvidas.

A AVMB pretende realizar o “Dia do SIE” em todas as Instituições usuárias do SIE, para isso, basta que um representante entre em contato conosco para realizar o agendamento.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Entenda o SGCA

O Sistema de Gerenciamento e Controle de Acesso é a porta de entrada do usuário ao sistema SIE/SIM. Além disso, ele funciona como centro de todo o Sistema, onde o gerente permitirá ou restringirá o usuário de atuar em determinada aplicação. É através desta parametrização que determinados usuários visualizam certas aplicações e relatórios, e outros não.

Especificamente, o SGCA realiza as seguintes funções:

·         Permite a configuração da árvore de navegação, de acordo com as características de cada instituição;
·         Cadastra aplicações e suas respectivas restrições, parametrizando a navegação nos sistemas aplicativos;
·         Cadastra usuários concedendo senha de acesso às aplicações, que deverá ser trocada no primeiro acesso;
·         Define o perfil de cada usuário ou grupos, através de autorizações concedidas pelos chefes dos respectivos setores, concedendo ou restringindo o acesso às aplicações;
·         Possibilita que o usuário favoritar suas aplicações mais usuais, otimizando o acesso a elas. Isso pode ser feito clicando com o botão direito do mouse sobre a aplicação desejada, e selecionando a opção “marcar como favorito”. A aplicação passará a aparecer também na guia “favoritos”;

·         Permite aos gerentes de sistema, cadastrar avisos que serão mostrados quando determinadas aplicações forem executadas;
·         Facilita auditorias de utilização de aplicações, registrando e consultando o log de utilização (veja como configurar essa opção);
·         Registra as versões de componentes, facilitando o processo de instalação de novas versões dos aplicativos;

·         Cadastra consultas SQL e seus respectivos parâmetros relativos aos relatórios;
·         Cadastra mensagens de erro, advertência, inconsistências e outras, a serem utilizadas pelas aplicações;
·         Possui forte integração com o catálogo do sistema;
·         Permite a vinculação dos usuários do SIE ao cadastro de recursos humanos.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SIE na Pós-Graduação – Cadastro de aluno e Plano de Estudos

O cadastro do aluno de pós-graduação ocorre da mesma forma que para um curso de graduação. Caso o aluno já tenha ingressado em algum curso da graduação, ou mesmo do ensino básico na instituição, não será necessário cadastrá-lo novamente. O aluno é único, os cursos que mudam.

Normalmente para efetuar o cadastro do aluno as instituições utilizam Carteira de Identidade e CPF como documentos obrigatórios. Outros campos também serão necessários informar: etnia, tipo sanguíneo, fator RH, nome do pai, mãe entre outros. Estes dados serão utilizados pelo censo do MEC.


Após cadastrar o aluno, é possível matriculá-lo, em um curso de pós-graduação, utilizando a guia ”cursos”, última desta aplicação. Veja a tela como fica.



Através do SIE, o aluno de Pós-Graduação pode realizar a definição do seu Plano de Estudos, onde são definidas as disciplinas que o aluno, em conjunto com seu orientador, selecionou para cursar, as pessoas que fizeram parte da banca ou do projeto e sua função/participação, bem como a instituição de origem da pessoa. Nesse Plano constam as seguintes informações:
  • Professor Orientador;
  • Área de Concentração (escolhida entre as áreas definidas para o curso);
  • Linha de Pesquisa (escolhida entre as áreas definidas para o curso);
  • Projeto de Pesquisa (pode-se escolher um projeto cadastrado no módulo de projetos, ou apenas digitar o nome do projeto);
  • Tipo do Projeto (monografia, dissertação, tese);
  • Data da Defesa.
*Algumas instituições utilizam o cadastro de disciplinas do plano de estudos para limitar as disciplinas que alunos especiais (alunos em intercâmbio ou alunos em mobilidade acadêmica) podem cursar. Por exemplo, o aluno que ingressa na instituição para realizar um semestre como mobilidade acadêmica define junto com a instituição quais disciplinas deseja cursar, e para que o aluno não se matricule em nada fora do que foi pré-definido essas disciplinas são lançadas no plano de estudos, e na matrícula é realizada a checagem desse plano (por planilha). O mesmo caso para alunos especiais, que podem cursar um limite de disciplinas. 


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Feliz Dia dos Pais

Em nossa vida, pai tem papel essencial
Pois ao consultar sua sabedoria em vários momentos, somos guiados sempre rumo ao nosso crescimento. Parabéns!