AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Conversão de relatórios RTF para PDF

Atendendo a solicitações de nossos clientes, implementamos alterações no sistema que permitirão a conversão em PDF dos relatórios criados em RFT. Tanto os relatórios executados através da aplicação de ação, quanto os relatórios executados diretamente pela árvore do sistema poderão ser convertidos. Abaixo segue breve detalhamento sobre as configurações para uso desta nova possibilidade do sistema.

I – Relatórios em RTF executados diretamente pela árvore do sistema:

1)      Configuração necessária no Servidor de Aplicação

Atualizar na pasta de Bibliotecas e System32 /SysWow64 os arquivos "PDFEngine.dll" e "ColetaParams.dll" (conferir se após a atualização do Pacote a biblioteca "PDFEngine.dll" foi carregada para esta pasta).
Acessar a aplicação SIConfig.exe, recarregar bibliotecas do Disco e Salvar.


2)      Geração de RTFs em PDFs cadastrados diretamente na árvore de aplicações

Como não existe uma configuração de Tipo de Abertura para relatórios RTF cadastrados na árvore, foi criado na aplicação "GCAParSGCA.exe" uma configuração que permite definir se os relatórios serão abertos em RTF (como está hoje) ou PDF (convertidos durante a geração).


Desta forma, quando selecionado o parâmetro indicado na imagem acima TODOS os relatórios criados em RTF que forem executados diretamente da árvore do sistema serão convertidos em PDF. Veja a demonstração de uso no vídeo.




II – Relatórios em RTF que são executados a partir da utilização de uma aplicação de ação:

1)      Geração de RTFs em PDFs internamente nas aplicações

Quando o RTF é gerado por uma aplicação, o tipo de abertura dependerá da configuração feita na aplicação (AMAplicRelRTF.exe), mesmo esquema que é feito hoje, apenas deverá ser setado o tipo de abertura "Pdf".


Observação: Em novas aplicações ou em casos onde o componente "BsRtf" seja usado internamente para geração do arquivo, basta setar a propriedade "TipoDeAbertura" para "Pdf" para que o arquivo seja convertido. Lembramos que atualmente apenas a aplicação de ação “ACAExecutaRelVinculado.exe” esta preparada para converter o arquivo em PDF. Caso haja necessidade de outras aplicações de ações converterem o arquivo em PDF a mesma precisará ser alterada para atender a esta nova funcionalidade.

Veja o vídeo demonstrativo deste segundo caso:






terça-feira, 24 de setembro de 2013

Protótipo Portais

Está em fase de teste pela AVMB, o projeto que irá agregar todos os portais oferecidos pela empresa. Através da web e em uma interface única, você poderá acessar Portal do Professor, Portal do Aluno, da Biblioteca, de Relatórios, de Comunicação e outros. 
Veja no vídeo o protótipo deste projeto.




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Integração módulos Patrimônio e Biblioteca

No módulo “Patrimônio” do SIE, existe uma funcionalidade que permite cadastrar todos os produtos adquiridos através do módulo “Compras”. Assim, é possível que os livros sejam cadastrados como patrimônio da Instituição
Através de uma configuração no sistema, é possível integrar o Módulo Biblioteca com o Módulo Patrimônio, com a aplicação “Manutenção de Configurações do Módulo de Biblioteca (BibCConfiguracao.exe)”, como na imagem abaixo.



É possível que esse controle seja GERAL, para todas as bibliotecas, ou configurado por biblioteca, permitindo controles diferenciados quando necessário.

O sistema permite duas modalidades de configuração, Sistema de Bibliotecas e Sistema de Patrimônio. Este segundo permite a vinculação dos itens ao módulo biblioteca no momento de cadastramento dos itens.


Essa vinculação Biblioteca/Patrimônio pode ser usada de duas maneiras, sendo:

1) Livros/Obras adquiridos através do uso do módulo de compras;

Neste caso existirá no sistema uma solicitação de compra seguida de um empenho que, após ter a nota recebida, possibilitará que seja efetuado o cadastramento dos “Itens Recebidos”, através da aplicação Cadastro de Bens (APMBemPatrimonio.exe), funcionalidade BENS REC. Conforme o vídeo.

2) Livro/Obras recebidos por doação.

Quando tratar-se de doações à instituição, o cadastramento no patrimônio também pode ser efetuado utilizando a aplicação Cadastro de Bens (APMBemPatrimonio.exe), porém através de um cadastro direto e informando a forma de entrada como DOAÇÃO. Veja no vídeo.

Para o caso de doações, será possível a utilização do relatório “Conferência por Forma de Ingresso” para verificar doações de livros/obras.  No exemplo abaixo, foi utilizado o parâmetro de doações no período de 1º a 4/09/2013.


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cadastro de Bens Patrimoniais

O módulo do patrimônio tem por objetivo efetuar o controle físico-financeiro dos bens do Ativo Permanente da Instituição, auxiliando na execução dos procedimentos destinados à gestão patrimonial, compreendendo o seu registro, controle, guarda e manutenção.
O controle patrimonial se dá através do registro adequado de todos os bens móveis e imóveis, adquiridos por recursos orçamentários e não orçamentários, que estão à disposição da instituição para a realização de suas atividades.
A parametrização permite definir as configurações necessárias para utilização do módulo Patrimônio. Dentre as parametrizações possíveis para esse módulo estão:
- Integração com o módulo de Contabilidade;
- Integração com o módulo de Compras;
- Definir qual será a forma de geração do Resumo Mensal de Movimentação de Bens;
- Definir quais os Tipos de Documentos que serão utilizados nas funcionalidades operacionais do módulo;
- Definir a forma de cálculo da Depreciação de Bens;
- Definir a forma de Fechamento do Inventário Patrimonial.

O cadastro dos Bens Patrimoniais mantém atualizados os registros, permitindo um melhor gerenciamento sobre o controle patrimonial da instituição. Ele pode ser realizado para bens comprados, doados, construídos, permutados, em comodato ou, fabricados na própria instituição. 
Este cadastro pode ser realizado de duas formas: localizando o bem que foi comprado e recebido na instituição através do Módulo de Compras, ou informando manualmente todos os dados necessários para efetuar o cadastro.

Na guia “Bem Patrimonial” serão incluídos os dados básicos, como o número do registro, forma de ingresso, data de aquisição, descrição do produto, estado de conservação, entre outras.


A guia “Informações Complementares” permite que sejam cadastradas informações a respeito do proprietário do bem, fornecedor, fabricante, doador (caso o bem tenha sido doado) localização (integrando com o módulo Espaço Físico), entre outros.


Esta guia serve para visualização das informações a respeito do responsável pelo bem. Todas as alterações sobre ela são efetuadas através dos Termos de Responsabilidade ou Termos de Movimentação.
Para efetuar o cadastramento de uma "informação adicional", na aba correspondente clique no botão “novo”, uma nova tela será aberta. As informações poderão ser a respeito de garantias, número de série, manutenção, código do Serviço Patrimonial da União, ano de construção, utilização ou observações gerais.


Em “ocorrências”, podem ser cadastradas Correções e Depreciações sofridas pelo Bem Patrimonial, as mesmas são lançadas através de aplicações específicas.