AVMB Soluções em TI

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Relatórios SI*-UFSM - exportação de dados para o Excel

Solução para a limitação de linhas exportadas no Microsoft Office Excel 2013.


Ao gerar relatórios do SI*-UFSM no modo tabela, é possível utilizar a funcionalidade de exportar os dados gerados para o Excel. Atualmente, esta funcionalidade salva os dados exportados na versão do Excel 97-2003 e nossa arquitetura é compatível com esta versão.
Porém, quando os dados exportados ultrapassam 65536 linhas (número de linhas suportadas na versão Excel 97-2003) ocorre o corte das informações geradas ao salvar os dados no Excel.  Isto causa dificuldades no uso da funcionalidade de exportar os dados por nossos clientes e já foi objeto de questionamento a nossa equipe de atendimento.
Diante disto, elaboramos um passo-a-passo a fim de obter sucesso na exportação de todos os dados que foram gerados em modo tabela, quando o número de linhas ultrapassa o limite definido pela versão do Excel 97-2013. O passo-a-passo pode ser acessado aqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

AVMB assina contrato com IFSUDESTEMG e IFAM

O mês de outubro foi marcado pelo fechamento de mais dois contratos pela AVMB. No início do mês a Empresa assinou o contrato com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, para implantação e suporte do SIG-UFRN.

No dia 21 foi a vez do Instituto Federal do Amazonas também firmar parceria para a implantação do SIG.

Reunião de apresentação SIG no IFAM. Fonte: CCS IFAM

A partir de agora, reuniões setoriais de apresentação do SIG-UFRN serão realizadas para que a AVMB possa, junto com as Instituições, planejar os próximos passos para a implantação do Sistema.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Soluções SIE e Portais: Item 1 - Automatização da Atualização (Releases) dos Portais ASTEN

A automatização da atualização dos Portais ASTEN foi uma requisição das instituições que utilizam nossas soluções de Portais ASTEN, de forma a facilitar este processo, obtendo melhor controle das atualizações disponibilizadas pela AVMB e realizadas pelas instituições. 
Esta necessidade foi reforçada pelos representantes da UFPR, UNIRIO e CEFET-RJ, em visita a AVMB em junho deste ano.

A AVMB, no propósito de atender a esta requisição, incorporou na atual ferramenta de instalação de pacotes do SI*-UFSM (Installer) a funcionalidade de atualização dos Portais, utilizando o mesmo conceito dos pacotes aplicados quando da atualização do SI*-UFSM.  
As atualizações dos Portais eram disponibilizadas em arquivos zipados publicados em um dropbox e a execução dos procedimentos era totalmente manual, mais suscetível a erros e bem mais trabalhoso.  Não se havia uma visão de qual arquivo zip de atualização tinha sido aplicado, cabendo este controle a cargo do analista da instituição que efetuava os procedimentos.
Pelo Installer, assim como nas atualizações do SI*-UFSM, a instituição terá uma facilidade na aplicação dos releases dos Portais, obtendo o controle até onde foi executada a instalação no ambiente, bem como o registro de log do que foi atualizado e as informações das funcionalidades contempladas em cada pacote.
Estaremos disponibilizando, aos nossos clientes, o manual completo atualizado do Installer detalhando as orientações sobre cada etapa ilustrada nas imagens, bem como as demais etapas que serão realizadas quando da atualização de um pacote de funcionalidades dos Portais ASTEN.
Seguem, para ilustração, imagens de algumas etapas do processo de atualização dos Portais ASTEN pelo Installer.  (Clique na imagem para ampliá-la)

 
 


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Soluções SIE e Portais: Item 15 - Inclusão no RH de professor convidado.

Este conjunto de soluções referem-se à visita dos representantes de TI da UFPR, UNIRIO e CEFER-RJ, realizada no início de junho deste ano.


No SIE-UFSM é possível efetuar o registro de professores convidados normalmente por meio da mesma aplicação de Cadastro de Funcionários (RHCFuncionarios.exe). Para tanto, basta definir um tipo de Regime Jurídico ‘Visitante’, para diferenciá-los dos demais professores e, preencher as demais informações normalmente, que são dados básicos de cadastro. 
Na aplicação de Oferta de Turmas este professor convidado poderá ser localizado normalmente, como docente da turma, podendo ter acesso as funções do Portal do Professor desde que cadastrado como usuário do SIE-UFSM, sendo possível apenas passar as permissões para uso no Portal do Professor. 

No entanto, foi reportada na oportunidade desta visita, a necessidade de um aplicativo diferenciado para a inclusão destes professores que fosse mais resumido e de mais fácil preenchimento apenas das informações relevantes. Efetuamos um protótipo da solução e enviamos o orçamento à instituição que realizou a requisição desta funcionalidade. A mesma informou que o conjunto de requisitos é bem mais amplo do que havia sido citado na oportunidade desta visita e ficou de enviar novas informações sobre o que seria necessário ter na funcionalidade. 
Sendo assim, a AVMB aguarda o conjunto detalhado dos requisitos para elaborar a proposta e orçamento adequado para o desenvolvimento desta melhoria. 
Este orçamento, após o conjunto de requisitos definidos, será repassado a instituição requisitante para aprovação.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

USO DO TIPO BLOB NAS TABELAS DO SIE/SIM-UFSM

Esclarecimento técnico para analistas de TI das instituições

  Temos vários atributos das tabelas componentes do SIE/SIM-UFSM do tipo BLOB. O seu uso é necessário para armazenar, por exemplo, arquivos de imagens como a FOTO de Alunos e Funcionários. Temos recebidos algumas demandas de dúvidas na manipulação SQL de colunas do tipo Blob.
  Dois exemplos de dúvidas recebidas: com relação ao uso do UNION neste tipo de coluna e, com relação a extrair a informação (imagem) armazenada em uma coluna Blob para um relatório. Desta forma, compartilhamos os esclarecimentos abaixo:

  Na manipulação ou consulta do dado do tipo Blob através de SQL, este não permite o uso de várias funções e comandos normais que usamos em strings, inclusive o uso do UNION sem ALL. 
  O campo Blob não é uma string (como o varchar) e a cláusula UNION compara o que retornou nas duas consultas e caso tenha linhas iguais retornadas, trará somente uma. Não é possível comparar o tipo Blob, logo o UNION não pode ser utilizado.
  Neste artigo é possível encontrar algumas explicações sobre esse tipo.
...
Não é possível ordenar por uma coluna BLOB (nem usar GROUP BY, DISTINCT, UNION, JOIN ON)
Não é possível concatenar colunas blob.
...
  Então, ao utilizar o UNION, mesmo que o tamanho das colunas tipo Blob sejam iguais nas duas tabelas, ocorrerá erro.
SELECT FOTO
FROM ALUNOS
WHERE FOTO IS NOT NULL
UNION
SELECT FOTO
FROM FUNCIONARIOS
WHERE FOTO IS NOT NULL
 >[Error] Script lines: 1-7 --------------------------
 DB2 SQL error: SQLCODE: -134, SQLSTATE: 42907, SQLERRMC: FOTO
 Message: Improper use of a string column, host variable, constant, or function "FOTO".

  Agora, utilizando o UNION ALL a consulta não dará erros.
SELECT FOTO
FROM ALUNOS
WHERE FOTO IS NOT NULL
UNION ALL
SELECT FOTO
FROM FUNCIONARIOS
WHERE FOTO IS NOT NULL

  Nas tabelas componentes do SIE/SIM-UFSM, a coluna Blob (exemplo:  coluna FOTO), o limite máximo de bytes se resume ao tamanho da coluna de cada tabela, que atualmente pode ser 10Mb ou 20 Mb em bancos DB2 e ilimitado para bancos ORACLE. Em alguns clientes essas colunas (FOTO - tipo Blob) podem ter sido criadas com tamanhos menores e não padronizadas, já que antigamente não se trabalhava com formato PNG.
  Em bancos DB2, é possível alterar, o tamanho da coluna BLOB do campo FOTO (por exemplo) para 20 MB, através do comando abaixo:
ALTER TABLE ALUNOS ALTER COLUMN FOTO SET DATA TYPE BLOB(20971520);
  Após você deve dar um Reorg table na tabela. Reorg table dbsm.ALUNOS;

OBS: O comando ALTER COLUMN acima não é aceito em versões mais antigas de DB2. Dúvidas, consulte site da IBM.
  Tratando-se ainda do exemplo da coluna FOTO, recentemente, realizamos uma melhoria no ajuste do tamanho da foto ao inseri-la no cadastro. Ao inserir a foto, é realizado um redimensionamento visual, ou seja, independentemente do tamanho da foto ela se ajusta ao campo, embora no banco o arquivo fique no formato original. Ressaltamos também que o modelo de imagem de entrada deve ser 3x4, ou seja, 110x170 (LXA), para imagens mais largas ou mais altas, irá ocorrer distorção.

Como exibir BLOB'S em relatórios compilados Delphi.

  Como muitas instituições desenvolvem seus próprios relatórios seguem as diretrizes:

  Relatórios compilados podem retornar as colunas BLOB e exibi-las normalmente, no entanto, é necessário conhecer o formato da imagem salva antes de realizar essa operação. Por exemplo, criando um relatório e utilizando o componente TQRDBImage será possível trazer todas as fotos dos alunos salvas em banco e exibi-las no relatório. No entanto, se a foto tiver sido salva com diferentes formatos (jpeg, bmp, png, gif, etc), o relatório irá gerar uma exceção de conversão e não irá executar.
  Esse tipo de problema pode ser tratado criando um mecanismo de conversão da imagem antes da renderização de cada banda do relatório, fazendo a leitura do cabeçalho da imagem contido no BLOB e realizando a conversão conforme o tipo detectado. Atualmente não existe um componente disponível na arquitetura SIM/SIE-UFSM que faça isso, cada caso deve ser analisado separadamente. Com um componente específico isso seria abstraído do desenvolvedor que poderia ligar qualquer tipo de BLOB (desde que armazene conteúdo de imagens) e exibi-los normalmente nos relatórios.