AVMB Soluções em TI

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

NOVO SAC AVMB - Manual de Operação para o Cliente


A página de nosso Sistema de Atendimento ao Cliente - SAC AVMB foi evoluída para melhor atendê-los, e a partir de Janeiro de 2016 estará a sua disposição a nova versão.

Estarão disponíveis mais recursos de interação, onde você pode responder os chamados diretamente pelo SAC WEB, enviar anexos ou informações após a abertura, além de acompanhar as respostas e soluções acerca de cada chamado pela própria ferramenta.

O NOVO SAC AVMB, manual de Operação para o Cliente está disponível clicando aqui.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

AVMB no IFAM

Nos Dias 09, 10 e 11 de dezembro o Analista do SIGAA, Felipe Cervi esteve presente no IFAM - Instituto Federal do Amazonas, dando início no processo de implantação, onde foi ministrado os Treinamentos dos módulos Integrado, Subsequente e Graduação.

Programação:

09/12 – Foi apresentado aos servidores responsáveis pelos registros acadêmicos o Módulo Subsequente. Em seguida o treinamento que foi realizado na base de teste.

10/12 –Realizou-se a apresentação Geral do módulo Graduação aos Coordenadores, e logo aos servidores, seguido do treinamento.

11/12 – Finalização com apresentação do módulo integrado, apresentação geral e treinamento.

Durante os três dias de treinamento, participaram pelo menos um servidor de cada campus, que hoje se constitui de 15 campus.



Novos módulos em Implantação no IFRS

O Analista de implantação Paraguassu Cardoso esteve presencialmente no IFRS em Bento Gonçalves, no período de 30/11 a 04/12, com o objetivo de dar andamento na implantação do SIGAA.


Dia 30/11 efetuada apresentação do novo módulo integrado e módulo Graduação aos âncoras da Pró-reitoria de Ensino e do campus Sertão. 

Dia 01/12 - Treinamento novo módulo integrado
 para Proen e campus Sertão

Dia 02 e 03/12 - Treinamento módulo Graduação para 
Proen e campus Sertão

Dia 04/12 - Treinamento do módulo Técnico para Proen e campus Veranópolis

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Alterações no Módulo de Protocolo


De acordo com Comunicado Oficial da Superintendência de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca do Decreto nº 8.539 e da Portaria nº 1.042 (link do comunicado oficial:http://www.portalcooperacao.info.ufrn.br/noticia.php?id=57#.VnGjqldRSah), está disponibilizado no Portal da Cooperação a lista de modificações que serão feitas no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC para que o módulo de Protocolo atenda as exigências e padrões apontados. 

Será possível ter acesso a lista através do link: http://www.portalcooperacao.info.ufrn.br/noticia.php?id=61#.VnGjA1dRSag

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Prorrogação do prazo de vigência do NUP

O Arquivo Nacional, do Ministério da Justiça, e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão comunicam que está em curso o processo administrativo n° 04300.205649/2015-86 com o objetivo de alterar para 1° de janeiro de 2018 a da data de início da vigência da Portaria Interministerial nº 2.321, de 30 de dezembro de 2014, que define procedimentos relativos à utilização do Número Único de Protocolo (NUP) no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

A efetivação das inovações previstas na norma envolve custos de adaptação dos diversos sistemas utilizados pela administração pública, o que vai de encontro às atuais limitações orçamentárias sobre as possibilidades de gasto público impostas pelo cenário econômico do país.

Dessa forma, a prorrogação visa possibilitar que órgãos e entidades disponham de um prazo maior para o replanejamento das ações necessárias ao atendimento do normativo.

Cumpre esclarecer que somente quando a referida norma entrar em vigor poderá ocorrer a formação de NUPs no formato previsto no art. 5° da Portaria Interministerial, sob pena de grave prejuízo da integração e interoperabilidade entre os sistemas informatizados, em especial os sistemas estruturantes, e consequentemente do princípio da continuidade dos serviços públicos.


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Protocolo Integrado do Governo Federal - NUP Providências AVMB e Instituição

A AVMB vem trabalhando nas soluções de interoperabilidade do SIE-UFSM ao Sistema de Protocolo Integrado do Governo Federal. Estamos em fase final de testes e liberação desta solução aos nossos clientes.

Através deste comunicado, ratificamos as providências que estão sendo realizadas pela AVMB, para o atendimento a portaria PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 2.321, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2014, que define os procedimentos relativos à utilização do Número Único de Protocolo - NUP, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal e dá outras providências. 

Oportunamente, enfatizamos as providências que devem ser realizadas por parte de sua instituição, para que a mesma se beneficie e faça uso da solução desenvolvida pela AVMB.

Responsabilidade da Instituição:

1) Realizar o Cadastramento junto ao Protocolo Nacional: Compete a sua instituição realizar o seu cadastramento junto ao Protocolo Nacional (caso ainda não tenha sido feito). Dentre o que é solicitado neste cadastramento é necessário enviar o IP da máquina que fará a comunicação com WebService do governo. No caso este IP deve ser o IP do servidor de aplicações do SIE-UFSM, pois a interoperabilidade é entre o sistema SIE-UFSM e protocolo do governo. (Anexo: Solicitação de credenciais para uso do web service.pdf)

2) Enviar o certificado de cadastramento à AVMB: Quando a instituição se cadastra junto ao Protocolo Nacional, ela recebe um certificado de acesso ao WebService. Ele deve ser nos enviado para que possamos instalá-lo, no servidor de aplicações do SIE-UFSM de sua instituição e, assim, testar a comunicação SIE-> WebService, acessando remotamente o servidor de aplicações. Desta forma, deve ser nos liberado/confirmado o acesso a este servidor para a realização da configuração de interoperabilidade entre o SIE-UFSM e o  WebService.

3) Enviar à AVMB acesso a máquina onde será instalado o Asten Processos: A interface web do Asten Processos, possibilitará realizar as funções descritas no documento em anexo. (NUP - Asten Processos.pdf). 

Como é a máquina onde pode ser instalado o ASTEN PROCESSOS?

- Pode ser o mesmo servidor de aplicações do SIE-UFSM, desde que tenha 8GB RAM e 40GB de HD.
- Sendo em máquina distinta, pode ser Windows ou Linux, tendo no mínimo 4GB de RAM (ideal 8GB) e 40GB de HD.

4) Selecionar os tipos de documentos a serem transmitidos: No pacote 0.1.040 de atualização, já foi disponibilizada na aplicação de Cadastro de Tipos de Documentos (TRMTDocumento.exe), a possibilidade de marcar os tipos de documentos que serão enviados ao Protocolo Nacional, bem como os fluxos. O nome do campo é: "Transmite para o sistema de Protocolo Integrado". Deve ser marcada esta opção para os Tipos de Documentos que a instituição vai enviar. Ao clicar na guia Fluxos, o mesmo terá também esta opção. Nos fluxos, por padrão, estão todos marcados para envio. Caso algum fluxo de tramitação não deva ser transmitido ao protocolo nacional, a opção deve ser desmarcada, cabendo a análise dos fluxos pelo departamento responsável de sua instituição.

Este procedimento, já pode ser feito desde AGORA no SIE-UFSM pela sua instituição e/ou pelo departamento responsável através do SIE-UFSM, acessando a aplicação Cadastro de Tipos de Documentos (TRMTDocumento.exe). Após, no próprio Asten Processos, terá uma interface para também fazer esta seleção dos tipos documentais.

A instituição deve revisar se as máscaras dos documentos estão no padrão aceito, para que os documentos gerados em 2016, que tenham sido escolhidos para envio, possam ser transmitidos com sucesso.

Os documentos confidenciais, podem ser marcados como "Reservado" quando da abertura do processo. Na abertura de um processo, contém este campo nativamente no sistema.

Para cumprirmos o prazo de Janeiro de 2016, é imprescindível que a instituição nos envie suas providências até 16/12/2015 ou o quanto antes for possível.

5) Validar a funcionalidade: com base no manual de operação do Asten Processos que será enviado pela AVMB, cabe a instituição validar e operar o Asten Processos nas funções relativas ao Protocolo Integrado.

Responsabilidades da AVMB:

1) Instalar o certificado no servidor de aplicações do SIE-UFSM, para permitir assim a interoperabilidade, quando a instituição providenciar sobre os itens 1 e 2 acima em Responsabilidade da Instituição.
2) Instalar o Asten Processos na máquina delegada conforme o item 3 acima, em Responsabilidade da Instituição.

3) Enviar o manual de instrução de operação do Asten Processos, nas funções descritas no documento NUP - Asten Processos.pdf e, prestar a orientação necessária para utilização da funcionalidade.

Links:


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AVMB no Instituto Federal Farroupilha

No dia 24/11 a analista Suelen Cardoso ministrou um treinamento sobre o uso do módulo Catálogo de Materiais em São Vicente do Sul.

O Instituto Federal Farroupilha está concluindo o levantamento dos materiais da Instituição para realizar uma carga de dados no SIG com o propósito de agilizar o processo de cadastros.

Nesta mesma data, a analista Claucia Vitalis realizou uma apresentação geral do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) para enfatizar a interligação entre os módulos do sistema.