AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 24 de junho de 2019

As vantagens de usar as ferramentas Archivematica e AtoM em conjunto!

A Lei de Acesso a Informação garante ao cidadão o direito de acesso e utilização dos documentos e é de responsabilidade das instituições garantir esse acesso de forma autêntica, segura e eficaz.

A preservação dos documentos é de extrema importância para evitar o perigo de desaparecimento e a perda da confiabilidade. O acesso a longo prazo proporciona a manutenção da cadeia de custódia e a garantia da autenticidade.

O uso das ferramentas tecnológicas Archivematica e AtoM possibilita o atendimento a estas necessidades. Ambos, quando interconexos vão garantir o acesso e a difusão de forma autêntica permitindo a preservação, acesso e difusão de seus acervos.

O tempo para armazenar e para proporcionar a difusão é muito pequeno em relação a importância do processo e aos benefícios deste trabalho. Se a instituição estiver disposta a dedicar equipe e tempo para o andamento do trabalho os ganhos serão de grande proporção.

Criamos um vídeo para demostrar um exemplo de preservação e acesso de forma acoplada, veja abaixo.



Como mencionamos, ambas as ferramentas são de extrema importância! Os benefícios do uso integrado garantem que a instituição possua a preservação segura de seus documentos e proporcione o acesso de forma rápida aos servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário