AVMB Soluções em TI

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MELHORIAS EUS 2012 - ALUNO AFASTADO

Item 24: Portal - verificar lançamento de frequência / presença /faltas / gravidez, licenças diversas, matrícula após o início das aulas.

Um dos requistos colocados pelas instituições, presentes no EUS 2012, foi de ser contemplado, no Portal do Professor – versão ASTEN, a sinalização dos alunos afastados das aulas e o tratamento correto sobre a frequência dos alunos que estejam com algum tipo de afastamento. Seguem exemplos abaixo:

- Por motivo de doença;

- Amparado pelo atendimento domiciliar (Leis 6202/75 e 1044);

- Por ter iniciado a frequentar as aulas bem depois de seu inicio, por motivos de ajustes em sua matrícula.

Entre outros motivos previstos em lei.

Para que possamos contemplar de forma mais adequada estes requisitos, inicialmente pedimos que nos respondam as seguintes questões:

1) No SIE-UFSM atualmente a instituição lança em algum aplicativo existente a informação de que o aluno está afastado por doença (atestado médico) e/ou gravidez e/ou atendimento domiciliar? Caso sim, qual o nome do aplicativo que essas informações são lançadas. As informações são lançadas com data de início e data de término de afastamento, ou seja, está informado no SIE-UFSM  o período que o aluno está ou ficou afastado?

2) No período em que o aluno está afastado por doença (atestado médico) ou gravidez, como fica a informação de frequências destes alunos? Os dias ausentes são considerados como Presença (para fins de encerramento de notas)?

3) Existe algum tipo de afastamento do aluno, além do abandono, em que os dias faltantes não são considerados como “Presenças”, e sim como “Faltas” mesmo?

4) Existem casos em que o aluno começa a assistir aulas, por exemplo, uns 15 dias após ter iniciado o ano/semestre letivo (não por motivo de doença, mas por motivo especial de ajuste e acerto de matrícula, por exemplo)? Caso existir, como o departamento acadêmico considera estes dias que o aluno? Considera como presença para fins de encerramento de notas? A informação de que este aluno começou a frequentar as aulas bem após o seu início (indicando qual a data de inicio) é informada em algum aplicativo do SIE-UFSM pelo departamento acadêmico?

5) Caso a instituição não lance no SIE-UFSM a informação que o aluno está afastado (doença/gravidez/atendimento docimiliar), estariam dispostos a começar a efetuar o lançamento no SIE-UFSM no aplicativo determinado/adequado para ter esta informação?

6) Acrescente alguma consideração ou regra que ache importante mencionar sobre o assunto.

A partir das respostas obtidas, teremos uma visão mais homogênea de onde buscar as informações de afastamento dos alunos para que sejam corretamente tratadas no Portal do Professor. É importante que AVMB tenha a informação de como, na prática, isso ocorre, bem como se a forma de lançamento dos dados de afastamento do aluno estão adequadas para que o Portal possa utilizar estas informações.

Sua colaboração é muito importante para que possamos desenvolver e melhorar o produto atendendo as expectativas de sua instituição.

Responda as questões comentando este blog ou se preferir envie suas considerações para os seguintes e-mails:

carla.brum@avmb.com.br

valquiria.goncalves@avmb.com.br


Prazo para recebimento das respostas: Agradecemos se puderem contribuir até 31/03/2013.

Desde já agradecemos sua colaboração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário