AVMB Soluções em TI

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Monitoramento de Conexões/Eventos do Contexto

Foi disponibilizado em nossos ambientes uma aplicação para monitoramento de transações e chamadas ao Contexto, visando melhorar a detecção de bugs, performance de SQL, operações longas e situações similares.

A aplicação monitora qualquer chamada que passe pelo Contexto do sistema como execução de instruções SQL (DML/DDL), operações que envolvam transações ou mesmo as que requisitam algum dado contido/mantido pelo Contexto. O monitoramento é feito por servidor de aplicação e independente do número de bancos que estejam sendo acessados simultaneamente.


Funcionamento

Abrir a aplicação “AppSI/Ferramentas_SI/ContextLogAnalizer.exe” diretamente no servidor de aplicações com usuário Administrador da máquina.
·  Ativar/Desativar Contexto: Permite preparar o Contexto para rastreamento de qualquer chamada.
·  Ativar/Desativar Log: Quando ativo monitora todas as chamadas feitas e as armazena em memória no pacote “pkContextLogAnalizer” até que seja feito o flush das operações.

ATENÇÃO! O ativamento do Contexto e do Log só deverão ser utilizados para análise de problemas, otimização ou situação similar. Essa funcionalidade deve ficar INATIVA no ambiente de produção quando os dados coletados não estiverem sendo monitorados.

Ao ativar o Log todas as operações passadas pelo Contexto do servidor são armazenadas (independe do banco de dados que esteja em uso por cada conexão). As conexões que já estejam em uso poderão ser vistas na guia de Conexões. Essa guia é atualizada automaticamente enquanto o Log está ativo.

Clicando em cada conexão serão mostrados os detalhes da mesma e um resumo do que está sendo executado (enquanto ativa). Caso a conexão já esteja disponível (ociosa) será exibido o resumo da última execução. Para detalhar cada chamada deve-se utilizar a guia “Pilha de Chamadas”.


Na guia Pilha de Chamadas ficam as informações detalhadas de cada operação. Essas informações ficam em memória no servidor de aplicações e são renovadas/sobrescritas a cada 10min. Clicando em “Atualizar” é possível visualizar o que está em execução atualmente ou o que já foi executado nos últimos 10min. As informações contidas nessa guia não são atualizadas automaticamente permitindo que o usuário trabalhe com os dados e faça a atualização apenas quando achar necessário.


Exemplos de Informações que podem ser coletadas pela aplicação
·  Operações executadas por cada chamada à camada servidora das aplicações
·  Tempo gasto em cada conexão, chamada ou metaquery executada
·  Conexões ativas e em transação
·  Objetos ativos/em execução no COM+
·  SQL executados com valores de cada parâmetro
·  Exceções geradas durante as chamadas
·  Nº de Transações iniciadas/comitadas
·  Dados de cada conexão/chamada como usuário/IP e aplicação de origem
·  Pilha ordenada de execuções em cada chamada

Dados que são coletados durante o monitoramento

Por conexão ativada: Usuário do Banco, Nº da Conexão, Usuário, Aplicação, IP do Usuário, Alias do Banco, Hora Inicial, Hora Final, Tempo de uso, Em Transação.

Por evento executado: Nº da Conexão, Alias do Banco, Método, Nome da Query, Aplicação Servidora, Hora Inicial, Hora Final, Tempo de Execução, ID da Aplicação, ID do Usuário, SQL executado, Parâmetros do SQL, Nº da Chamada, Classe de Exceção, Mensagem de Exceção.

Por pacote ativado: Aplicativo, PID, Programa, Objetos, Ativados, Em Chamada, Tempo de Chamada.

Outras informações e cruzamentos de dados poderão ser adicionados futuramente conforme a necessidade. Qualquer dúvida entre em contato conosco..

Nenhum comentário:

Postar um comentário