AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Soluções SIE e Portais: 9 - Revisão SLAs

Este conjunto de soluções referem-se à visita dos representantes de TI da UFPR, UNIRIO e CEFER-RJ, realizada no início de junho deste ano.

Com vistas a atender à solicitação de diversos clientes, dentre esses CEFET-RJ, Unirio e UFPR, que estiveram na AVMB em início de junho, foi realizada por nossos coordenadores uma revisão nas Regras de Atendimento aos Sistemas (SLA) mantidos pela Empresa. 
Estes prazos ainda não estão em vigor. Neste primeiro momento gostaríamos de considerações a respeito dos mesmos, para que posteriormente possamos utilizá-los em nossos contratos. 

Regras de Atendimento aos sistemas mantidos pela AVMB - SLA

Horários de atendimento: Define-se como o período de atendimento o tempo compreendido entre 9h e 18h (horário de Brasília), de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados nacionais. Nos feriados estaduais e municipais para Santa Maria – RS, haverá plantão dos nossos setores de suporte e atendimento. Denomina-se Horas Úteis as horas compreendidas nos horários de atendimento.

Número de atendimento. O número de atendimento será ilimitado, válido para os módulos e funcionalidades já implantados. Caso a funcionalidade ou o módulo necessite de implantação o atendimento se dará através de workshops.

Forma do atendimento.  Os atendimentos serão realizados através do registro dos chamados no SAC AVMB e chat AVMB On-line. Em casos excepcionais, os chamados poderão ser realizados através de telefone.

Prazos de atendimento. Os atendimentos terão os seguintes níveis de severidade:

Nível de severidade 0: É o nível de maior relevância. Sistema totalmente inoperante ou funcionalidade que implica em altíssima prioridade e disponibilidade em períodos considerados críticos.
Prazo para resposta: até 2 (duas) horas úteis.
Prazo para solução: atendimento remoto continuado até a resolução do problema.

Nível de severidade 1: Sistema, módulo ou funcionalidade parcialmente inoperante. Problemas identificados pelo cliente que estejam impedindo a execução de uma funcionalidade especifica referente a módulos já implantados e em uso pela instituição.
Prazo para resposta: até 8 (oito) horas úteis.
Prazo para solução: até 24 (vinte e quatro) horas úteis.

Nível de severidade 2:  Problema não impactante. Qualquer problema identificado pelo cliente em uma funcionalidade ou módulo do sistema já em uso, mas que não impede a sua execução.
Prazo para resposta: até 16 (dezesseis) horas úteis.
Prazo para solução: até 40 (quarenta) horas úteis.

Nível de severidade 3: Solicitação de adequação de uma funcionalidade. Qualquer solicitação do cliente referente a adequação de uma funcionalidade a suas necessidades. Este nível somente existirá para os contratos que tenham horas de desenvolvimento.
Prazo para resposta: até 40 (quarenta) horas úteis.
Prazo para solução: conforme cronograma apresentado ao cliente após análise da equipe técnica, o cronograma deve ter o aceite do cliente.

Nível de severidade 4: Questões diversas de trato gerencial.
Qualquer demanda de trato mais gerencial como, por exemplo, solicitações de treinamentos, solicitações de implantação de módulos, questões gerenciais que não envolvem diretamente operações nas aplicações do sistema.
Prazo para resposta: até 40 (quarenta) horas úteis.
Prazo para solução: conforme cronograma apresentado ao cliente após análise da equipe técnica, o cronograma deve ter o aceite do cliente.

Nível de Severidade 5: Esclarecimento de dúvidas pontuais de operação dos aplicativos de módulos já implantados e em uso pela instituição e, que não demandem análises complexas de dados e que não dependam de acesso ao ambiente do cliente.
Prazo de Resposta: Oito horas úteis
Prazo para solução: Em conjunto com o prazo de resposta

Nível de Severidade Excepcional: Pré-agendado entre as partes. Rotinas e procedimentos que impliquem em necessidade de altíssima disponibilidade e performance do sistema, deverão ser previamente agendadas junto à AVMB que, por sua vez, procederá a implantação do atendimento chamado de ´plantão 24 horas´, tornando disponível um profissional, de localização imediata, de forma ininterrupta, durante a duração do processo agendado, com o objetivo de sanar toda e qualquer intercorrência, no que tange a instabilidade, parada do processamento ou outro problema sistêmico. 

Enquadram-se neste nível o atendimento a resolução de problemas de análise e geração de dados para atendimentos as exigências de órgãos de fiscalização federais, estaduais ou municipais e tais demandas, deverão ser reportadas a AVMB com uma antecedência de cinco dias úteis, antes da data final de entrega dos dados aos órgãos solicitantes. 



Havendo necessidade de envio de mais informações por parte da Instituição, os prazos começarão a ser contados quando do recebimento das informações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário