AVMB Soluções em TI

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Soluções SIE e Portais: Item 1 - Automatização da Atualização (Releases) dos Portais ASTEN

A automatização da atualização dos Portais ASTEN foi uma requisição das instituições que utilizam nossas soluções de Portais ASTEN, de forma a facilitar este processo, obtendo melhor controle das atualizações disponibilizadas pela AVMB e realizadas pelas instituições. 
Esta necessidade foi reforçada pelos representantes da UFPR, UNIRIO e CEFET-RJ, em visita a AVMB em junho deste ano.

A AVMB, no propósito de atender a esta requisição, incorporou na atual ferramenta de instalação de pacotes do SI*-UFSM (Installer) a funcionalidade de atualização dos Portais, utilizando o mesmo conceito dos pacotes aplicados quando da atualização do SI*-UFSM.  
As atualizações dos Portais eram disponibilizadas em arquivos zipados publicados em um dropbox e a execução dos procedimentos era totalmente manual, mais suscetível a erros e bem mais trabalhoso.  Não se havia uma visão de qual arquivo zip de atualização tinha sido aplicado, cabendo este controle a cargo do analista da instituição que efetuava os procedimentos.
Pelo Installer, assim como nas atualizações do SI*-UFSM, a instituição terá uma facilidade na aplicação dos releases dos Portais, obtendo o controle até onde foi executada a instalação no ambiente, bem como o registro de log do que foi atualizado e as informações das funcionalidades contempladas em cada pacote.
Estaremos disponibilizando, aos nossos clientes, o manual completo atualizado do Installer detalhando as orientações sobre cada etapa ilustrada nas imagens, bem como as demais etapas que serão realizadas quando da atualização de um pacote de funcionalidades dos Portais ASTEN.
Seguem, para ilustração, imagens de algumas etapas do processo de atualização dos Portais ASTEN pelo Installer.  (Clique na imagem para ampliá-la)

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário