AVMB Soluções em TI

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Interoperabilidade dos Sistemas SI* com Sistemas Estruturantes do Governo

Um dos grandes desafios para os fabricantes de softwares de gestão, especialmente para o setor público, sempre foi o desenvolvimento de sistemas que possibilitassem a troca direta de informações com os Sistemas Estruturantes do Governo Federal - SE. Quando falamos de SEs, nos referimos aos Sistemas Integrados de Planejamento e Orçamento – SIOP, Gestão de Pessoas – SIGEPE, de Administração Financeira – SIAFI, Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal – SIORG, Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG, Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP, Sistema de Gestão de Convênios – SICONV, entre outros.

A partir da mudança dos Sistemas Estruturantes do Governo, efetuada por meio das ações de sustentação do Planejamento Estratégico 2012-2015 do Ministério do Planejamento, e lançados ao longo do ano de 2014, tornou-se possível que os Sistemas de Gestão pudessem se adaptar para possibilitar a interoperabilidade com demais sistemas.

Na AVMB não foi diferente, a reestruturação dos SEs permitirá pôr em prática projetos de interoperabilidade que há muito estavam no papel. E este é o primeiro de inúmeros projetos já assinalados para o ano de 2015, possibilitar que os Sistemas SIM/SIE/SIA, troquem informações diretamente com os Sistemas Estruturantes do Governo Federal.



Dessa forma haverá diminuição de retrabalho em operações como, por exemplo, o cadastro de um novo servidor de uma Instituição de Ensino. Hoje este servidor é cadastrado no sistema da instituição e cadastrado novamente no SIAPE, agora denominado de SIGEPE, com a interoperabilidade dos sistemas esse processo passa a ser efetuado apenas uma vez, levando os dados a todos os sistemas que necessitarem das informações do servidor. Outro exemplo de rotina bastante comum no dia a dia das Instituições, é a concessão de diárias para servidores em viagens de trabalho. Hoje, é necessário que a viagem seja lançada no SI* e após no SCPD, com a interoperabilidade entre os sistemas, o próprio SI* fornece as informações para o SCDP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário