AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Portal do Professor – ASTEN Melhorias Perfil de Coordenador

Está em fase final de homologação uma nova funcionalidade para o Perfil do Coordenador. A funcionalidade consiste em possibilitar o vínculo de mais de uma pessoa com atribuições iguais ou diferentes a do coordenador atual do curso. Isto foi uma requisição das instituições que utilizam nossos Portais, visto que, na prática, outras pessoas desempenham as atribuições de coordenador de curso conforme estas forem permitidas.
Para uso desta funcionalidade as instituições que utilizam o Portal do Professor - ASTEN devem vincular os usuários no Cadastro de Cursos (ACMCursos.exe) - na guia Coordenação. Ao serem adicionados ao Grupo do Portal do Professor, poderão efetuar determinada manutenção nas notas e/ou frequências das turmas de cursos aos quais estão vinculados. Outros tipos de permissões também foram inseridas, como: permitir ou não criar modelo de notas, exportar ou não turmas para o Moodle.

Ao adicionar cada usuário na guia Coordenação, será estabelecida sua Função, Data de Início e Data de Fim.


Através de um relacionamento de tabelas estruturadas, a cada item de função, estará relacionada às permissões pertinentes.


Estes usuários, ao acessarem o Portal do Professor – ASTEN poderão efetuar as operações de acordo com as que forem permitidas na sua função.  Alguns Exemplos:
- Caso, para a função de Secretário de Curso, for permitido apenas Visualizar Frequência, este não poderá efetuar nenhuma manutenção nas frequências.
- Caso, para a função de Secretário de Curso, for permitido Lançar Frequência e Visualizar Notas, este poderá dar manutenção na frequência, porém, poderá somente visualizar as notas, sem possibilidade de editá-las ou incluí-las.
O conjunto de permissões que pode ser adicionada a cada função segue elucidado na imagem abaixo:


Na visão do Portal do Professor – ASTEN – AVMB:
Quando permitido para lançar frequências e notas, o usuário clica em uma das opções: Lançar Frequências ou Lançar Notas.


Ao clicar, por exemplo, em Lançar Frequência, a tela de lançamento terá os campos disponíveis para edição, desde que o lançamento esteja aberto e a turma liberada no período:


Do contrário, ele não tendo permissão de fazer lançamentos, ele poderá acessar a opção Lançar Frequência ou Lançar Nota, no entanto, a tela posterior do lançamento da frequência ou nota, poderá somente ser visualizada. Ele não poderá editar ou incluir informações de frequências ou notas, caso não tenha sido esta atribuição permitida a sua função. Abaixo, imagem exemplificando a frequência. A mesma analogia é para o Lançamento das Notas.


*Clique nas imagens para ampliá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário