AVMB Soluções em TI

terça-feira, 16 de junho de 2020

Através da ferramenta AVMB Acessos, Prefeitura de Panambi poderá rastrear possíveis surtos de coronavírus


Com 45 mil habitantes e considerado o terceiro polo metalmecânico do Estado, a cidade de Panambi, no noroeste gaúcho, criou um sistema de rastreamento de possíveis surtos de coronavírus. Com 12 casos confirmados da doença e nenhum óbito até esta terça-feira (16), a prefeitura desenvolveu, em parceria com uma empresa de tecnologia, uma ferramenta que acompanha a circulação de moradores e visitantes no município. A ideia é poder detectar quais locais foram frequentados por pessoas com covid-19 e triar quem teve contato com o paciente infectado. A partir desses dados, a prefeitura poderá tomar as medidas necessárias para combater a disseminação do vírus.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jacques de Oliveira, a tecnologia permite ações mais assertivas, sem penalizar todo o setor econômico de Panambi.

— Temos a rastreabilidade de todas as pessoas que chegam ou circulam no município. A ferramenta permite um isolamento mais assertivo, mais inteligente: em vez de fechar tudo, eu fecho só o que é necessário. Para isso, conta com o apoio dos empresários e da população, que entenderam a importância dessa metodologia — destaca.

Na ferramenta desenvolvida pela empresa AVMB Soluções em TI, que cedeu a tecnologia sem custos para a prefeitura, cada empresário cadastra o seu estabelecimento e informa à plataforma o CPF das pessoas que passaram pelo local.

— Além do comércio, indústria e setor de serviços, todos os prédios públicos também estão informando os acessos. Inclusive nos parques, colocamos um guichê onde só entra quem fornecer os dados para a plataforma — detalha.

Caso uma pessoa seja confirmada com coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde acessará os dados e poderá verificar onde essa pessoa circulou e quais as medidas a serem tomadas.

— Quando verificado um caso ou surto, a prefeitura saberá quem teve contato com o paciente e quais os negócios que precisam passar por quarentena, sem a necessidade de penalizar todo o comércio ou toda a indústria. Além disso, a plataforma fornece um mapa de calor, onde conseguimos visualizar os locais com maior concentração de pessoas, permitindo também ações preventivas — avalia.

Oliveira também ressalta que o sistema está integrado às barreiras sanitárias instaladas nos principais acessos ao município.

— Quem vem de fora só pode acessar o comércio da cidade se tiver o cartão verde gerado nessas barreiras. A partir desta semana, esse cartão será emitido direto no sistema, permitindo ainda mais o rastreamento de quem circula pela cidade — observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário