AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Melhoria Encontro de Gestores - Uso do LDAP

6. FAQ - Documento sobre informações de uso do LDAP


Lightweight Directory Access Protocol, ou LDAP, é um protocolo de atualização e pesquisa de diretórios, rodando sobre TCP/IP. Um diretório LDAP geralmente segue o modelo X.500, que é uma árvore de nós, cada um consistindo de um conjunto de atributos com seus respectivos valores.

       Nas diversas tecnologias que as Universidades utilizam hoje, uma área para autenticação é exigida por praticamente todos os sistemas, o que pode, muitas vezes, ocasionar uma variada quantidade de cadastro de usuários replicados entre os sistemas. Como exemplo daquele usuário que tem muitos "logins" e "senhas" para acesso aos sistemas da empresa e toda semana precisa lembrar ou alterar alguma informação de seu cadastro. Ex: login e senha para acesso a máquina, a rede, ao e-mail, ao sistema de gestão, sistema de documentos, etc. Um servidor de diretórios como o Open LDAP ou MS Active Directory recebe esta autenticação dos muitos sistemas; o protocolo LDAP serve justamente para outras aplicações quaisquer da empresa se conectarem e consultarem um servidor de diretórios.
            
          Os sistemas suportados pela AVMB, SIE e seus portais utilizam desta tecnologia. Acesse aqui e veja como configurar o SIE e os Portais para utilizar o LDAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário