quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Melhorias Encontro de Gestores - Portal de Notícias.

Atualmente já existe nos Portais do Aluno e Professor – versão ASTEN –  a possibilidade de publicação de notícias. No entanto, as notícias são públicas a todos que acessam os links dos Portais, sem necessidade de efetuar logon e, são publicadas somente pelos Administradores dos Portais.

No EUS (Encontro dos Usuários do SIE-UFSM), realizado em novembro de 2012 em Costão do Santinho, os representantes das universidades presentes neste evento, pediram a possibilidade que a publicação de notícias também pudesse ser feita a grupos determinados de interessados:  seja para  uma turma, um ou mais alunos ou a um curso especificamente.

Desta forma a AVMB, com base nos anseios reportados no EUS, elaborou um conjunto de requisitos que, uma vez implementados, conferem a possibilidade de publicação de notícias para determinados cursos (pelos seus coordenadores); para turmas e para alunos (pelos professores), além de manter as notícias públicas para a comunidade em geral. Gostaríamos de incluí-los no processo de validação dos requisitos iniciais da funcionalidade do Portal de Notícias para que as melhorias que serão agregadas a este produto atendam, de forma satisfatória, as suas expectativas.

Pedimos aos senhores a sua colaboração para analisarem os requisitos colocados neste documento avaliando-os se os mesmos estariam de acordo com o esperado e, nos enviassem suas considerações. Os requisitos estão numerados para facilitar uma posterior referencia a qualquer um deles quando do envio de seus comentários.

Descrição do Requisito
1
Existirá o papel de COORDENADOR (além dos papéis já existentes de Professor, Aluno, e Administradores).
2
O Coordenador poderá enviar notícias somente para os cursos que ele coordena.
3
Para que o Portal identifique quais são os cursos de determinado coordenador na aplicação Cadastro de Cursos (ACMCursos.exe) a informação do coordenador do curso deve estar informada no cadastro.
4
Em um primeiro momento partiremos do princípio em que o Coordenador também é um professor. O coordenador deverá estar vinculado ao grupo de usuários  “Portal do Professor” para logar no Portal do Professor e ter acesso ao link Notícias.
5
Para o coordenador conseguir publicar uma notícia para um curso ele deve estar logado no Portal do Professor e ser coordenador de determinado curso.
6
Somente é permitido publicar notícias para cursos que sejam considerados Ativos. (Cursos extintos, ou desativados não constarão na lista para publicação de notícias).
7.
O professor pode publicar notícias para uma ou mais turmas em que ele é professor (identificado por meio da Oferta de Disciplinas, na secção docentes da turma).
8.
O professor pode publicar notícias para um ou mais alunos das turmas em que ele é professor (identificado por meio da Oferta de Disciplinas, na secção docentes da turma).
9.
As turmas em que o professor poderá publicar notícias devem estar no mesmo Ano e Período em que o Lançamento de Notas está liberado em Parâmetros de Cursos (ACMParAcadCurso.exe).  Podem ser publicadas notícias para turmas na situação Matrícula, Lançamento Notas e Encerrada desde que o ano e período destas turmas correspondam ao que estiver liberado para Lançamento em Parâmetros de Curso.
10.
Continuará existindo as notícias públicas que podem ser publicadas somente pelos Administradores dos Portais.
11.
O aluno não pode publicar notícias.
12.
O professor continuará visualizando as notícias públicas sem necessidade de logar no Portal do Professor. 
13
As notícias direcionadas ao professor serão visualizadas por ele mediante logon no Portal do Professor.
14.
O aluno continuará visualizando as notícias públicas sem necessidade de logar no Portal do Aluno. 
15.
As notícias direcionadas ao aluno serão visualizadas por ele mediante logon no Portal do Aluno.
16.
As notícias podem ser editadas (alteradas) desde que:
- seja pela pessoa quem criou;
- ainda não tenha sido publicada;
- quem for alterar esteja logado em um dos Portais correspondentes.

Veja telas ilustrativas clicando no link abaixo:


      

·       *   Os requisitos aqui listados bem como as telas ilustrativas podem sofrer modificações de acordo com as sugestões que forem recebidas durante o tempo de avaliação dos requisitos.
·   *  Sugestões que forem enviadas a AVMB durante a implementação das funcionalidades ou após conclusão das melhorias inicialmente propostas, poderão ser  agregadas em versões posteriores do produto mediante avaliação de viabilidade técnica.

                 Enviem suas sugestões para os dois e-mails listados abaixo:


Ou

             Envie seus comentários pelo blog.


Prazo para envio das sugestões:  Prazo de 5 dias úteis a contar da data de publicação destes requisitos.


               Agradecemos sua colaboração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário