AVMB Soluções em TI

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Conheça pontos essenciais na implantação de ERP

Um sistema de gestão permite planejar e gerenciar gastos, otimizar rotinas, processos internos, além de dar suporte às decisões, que podem ser mais assertivas e voltadas à estratégia. Mas como fazer uma implantação de ERP eficiente?

Para extrair o potencial do sistema, ao automatizar tarefas repetitivas, padronizar operações, melhorar o fluxo de informações e muitos outros pontos, a tecnologia garante um salto no dia a dia administrativo. Se você quer saber como implementar o ERP na sua instituição, continue a leitura e saiba mais!

Dicas para a implantação de ERP


A implantação do sistema ERP é um movimento muito importante para a instituição, e por trazer novas perspectivas, é fundamental analisar e pensar em todos os detalhes que antecedem um investimento desse nível.

Conseguir identificar se o ERP é a solução que se encaixa de fato nas demandas que sua instituição enfrenta no momento e se a maioria das suas expectativas serão atendidas pela ferramenta, é primordial para um uso eficiente da tecnologia. A seguir, falaremos sobre alguns meios de facilitar essa transição.

Bom planejamento


Existe um método capaz de executar planejamentos conhecido como SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time based) que também pode ser entendido como específico, mensurável, alcançável, realista e baseado em prazos. Essa abordagem pode ajudar a classificar as metas que se deseja atingir com a implantação de ERP.

São consideradas as formas que esses resultados serão atingidos e mensurados, se farão uma diferença realmente relevante e se o tempo para adequação será suficiente.

Hospedagem e flexibilidade


Não é apenas fundamental listar as seções da sua instituição que precisam ser otimizadas e, consequentemente, as funcionalidades que o sistema precisa oferecer. É importante que o sistema se adapte aos seus processos.

Seguindo essa lógica, avaliar se a infraestrutura comporta o sistema de gestão integrado é crucial. A escalabilidade é um ponto a se prestar atenção, o que também se aplica a opções de atualizações e personalizações. Afinal, as necessidades e até mesmo os objetivos da sua instituição podem mudar com o tempo, e não é interessante estar preso indefinidamente com um escopo fixo.

Migração de dados


Depois de fazer o planejamento inicial e ponderar qual formato de hospedagem é o melhor para você, é hora de colocar em prática a migração de dados de forma gradual.

Uma transição amena e em ritmo suave é indicada devido à grande mudança que a adoção do ERP significa, principalmente se for a primeira vez que a instituição estiver lidando com uma solução desse nível.

Busque entender quais dados são essenciais para o bom andamento de todos os setores e cuide para que estejam seguros.

Gestão de equipe e mudança de abordagem


Não é novidade que o processo de implantação de ERP termine, de fato, com a instalação do sistema. Depois de concluir essa fase, é de extrema importância realizar um treinamento direcionado à sua equipe.

Essa capacitação, por sinal, deve ser feita antes da finalização da implantação e que o sistema comece a rodar, uma vez que o investimento é muito valioso e precisa ser feito de maneira cuidadosa para toda a sua instituição.

Faça uma boa implantação de ERP na sua instituição!


Se destacar no mercado é um desafio e tanto. Para isso, contar com uma solução que otimiza a rotina, fortalece o trabalho do gestor e oferece novas perspectivas aos colaboradores é um ponto de virada para a sua instituição.

Ao longo deste conteúdo, mostramos as dicas que podem facilitar a implantação do software ERP. Se você se interessou pelo artigo, confira nosso outro post sobre o tema e saiba mais. Continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma novidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário