Este conjunto de soluções referem-se à visita dos representantes de TI da UFPR, UNIRIO e CEFER-RJ, realizada no início de junho deste ano.
No envio das atualizações onde contém atualizações de tabelas estruturadas está mudando os itens que eles tinham inativados para ativos novamente e isto causa um retrabalho na instituição.
Primeiramente, cabe
um esclarecimento quanto ao funcionamento da atualização dos catálogos:
Quando a atualização de catálogo é feita manualmente pela aplicação "ACatWizEx.exe" o usuário tem a opção de escolher se deseja ou não importar as tabelas estruturadas. Pelo Installer a importação é feita automaticamente quando o item não existe no ambiente que está sendo atualizado. Ou seja, a aplicação verifica se o item existe, caso não exista o mesmo é inserido. Isto porque precisamos manter o ambiente dos clientes alinhados, com todos os itens utilizados em funcionalidade do sistema. Além disso, também precisamos enviar os novos itens que vão sendo criados em nova regra implementada e, mesmo que o cliente não a utilize aquele item, deve ficar armazenado/reservado para que não seja utilizado com outra finalidade.
Tentamos encontrar uma forma de alterarmos as importações de Catálogos quando o mesmo possui tabelas estruturadas, afim de definir uma regra (enviar somente os itens fixos). No entanto, não encontramos uma padronização, visto que em nosso repositório temos que ter todos os itens utilizados pelo sistema que pode ser consistido em determinada regra/funcionalidade. Então, mesmo que determinado cliente não o utilize o item, este deveria estar registrado.
Recomendamos que os itens não utilizados pela instituição sejam INATIVADOS, desta forma eles não serão alterados quando da atualização de um catálogo que possua tabela estruturada.
Por padronização, as aplicações não apresentam em tela os itens que estão inativos. Caso identifique alguma que não esteja seguindo esta padronização pedimos que nos reporte através de chamado específico para que possamos ajustá-la.
No caso da tabela estruturada 608 - Períodos Base do Sistema Acadêmico, assim como outras funcionalidades do sistema, é permitida a sua personalização. Por isso, existem vários itens nesta tabela. Esta flexibilidade do sistema muitas vezes acaba dificultando as manutenções e definição de um padrão para atualização. Estamos tomando o cuidado de não enviar 'lixo' (exemplo item teste) quando há necessidade de enviar um catálogo.
Lembramos que não é sempre que vão catálogos nas atualizações. Quando enviado fica registro no log do Pacote com a indicação de qual tabela foi atualizada.
Exemplo: Tabela Física TIPOS_DOCUMENTOS atualizada no catálogo com sucesso!
Atualizando 1 Tabela(s) Estruturada(s) no banco
Sugerimos que os itens não utilizados pela instituição sejam mantidos no sistema, mas INATIVADOS. Outra forma de gerenciamento é conferir manualmente quando da atualização do Pacote se algum catálogo foi enviado. E inativar aqueles itens que por ventura tenham inseridos no sistema e que a instituição não deseja que apareçam disponíveis(ativos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário