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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

INSTALLER - Falhas na atualização e como Resolver

O instalador já executa alguns procedimentos para minimizar qualquer problema durante a instalação: 
- Verificação de acesso em: registro do windows, COM+, diretório de arquivos, banco, arquivo de versões, ambientes de atualização (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada);
- Shutdown, registro e instalação de pacotes COM+ (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada);
- Descompartilhamento da pasta AppSI (apenas no servidor onde o instalador está em execução);
- Fechamento remoto de arquivos em uso (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada);

No entanto, em alguns casos, pode ocorrer algum problema de comunicação entre instalador e o ambiente, seja no acesso ao banco, diretório de arquivos, acesso à rede ou nos serviços do Windows, o que impede a execução automática de algum procedimento acima e isto compromete a atualização. 
Desta forma, caso ocorra alguma falha no momento da atualização, como as relacionadas no itens abaixo, efetue e/ou confirme as ações citadas de acordo com o problema ocorrido e proceda novamente com a atualização.
  Falha durante cópia/atualização de binários 
  - Remover manualmente o compartilhamento da pasta AppSI;
  - Finalizar todos arquivos em execução local e remota (elucidado exemplos nas figuras mais abaixo);
  - Efetuar shut down nos pacotes e Inativar o COM+ (é inativar o serviço de componentes e não apenas derrubar os pacotes);
  - Verificar permissão de escrita na pasta AppSI e nos arquivos;
  - Verificar espaço em disco (geralmente o tamanho do pacote representa 30% do espaço em disco necessário).
Falha ao abrir o instalador, baixar atualizações, finalizar atualização
  - Verificar acesso às URLs contidas no manual (dropbox);
  - Verificar bloqueios na máquina (já descritos no manual);
  - Se as URLs estiverem inacessíveis, testar o mesmo acesso em outra máquina da rede (abrir a URL pelo navegador) que não esteja passando por algum tipo de firewall interno.

Lentidão ao executar scripts (parte que atualiza banco de dados)
- Verificar conexão ao banco e resolução de DNS do banco;
- Certificar que nada esteja em lock ou bloqueando de alguma forma os scripts contidos na atualização;
- Algumas vezes a execução pode ser demorada dependendo da instrução enviada ao cliente e do volume de registros existente nas tabelas, nesse caso não existe o que fazer a não ser esperar.

Importante: As atualizações devem ser feitas em horários com pouco ou nenhum acesso para que em caso de falha o ambiente não seja comprometido

O Installer deve ser executado em todos os servidores existentes de forma a atualizar e registrar os binários corretamente alinhando todos os servidores na mesma versão de arquivos. Não existe mais a opção SINCRONIZAR, pois não estava sendo efetuada uma boa utilização desta opção.

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