O instalador já executa alguns
procedimentos para minimizar qualquer problema durante a instalação:
- Verificação de acesso em:
registro do windows, COM+, diretório de arquivos, banco, arquivo de versões,
ambientes de atualização (em todos os servidores que a atualização está sendo
aplicada);
- Shutdown, registro e instalação
de pacotes COM+ (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada);
- Descompartilhamento da pasta
AppSI (apenas no servidor onde o instalador está em execução);
- Fechamento remoto de arquivos
em uso (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada);
No entanto, em alguns casos, pode
ocorrer algum problema de comunicação entre instalador e o ambiente, seja no
acesso ao banco, diretório de arquivos, acesso à rede ou nos serviços do Windows,
o que impede a execução automática de algum procedimento acima e isto compromete
a atualização.
Desta forma, caso ocorra alguma
falha no momento da atualização, como as relacionadas no itens abaixo, efetue
e/ou confirme as ações citadas de acordo com o problema ocorrido e proceda
novamente com a atualização.
Falha
durante cópia/atualização de binários
- Remover manualmente o compartilhamento da
pasta AppSI;
- Finalizar todos arquivos em execução local
e remota (elucidado exemplos nas figuras mais abaixo);
- Efetuar shut down nos pacotes e Inativar o
COM+ (é inativar o serviço de componentes e não apenas derrubar os pacotes);
- Verificar permissão de escrita na pasta
AppSI e nos arquivos;
- Verificar espaço em disco (geralmente o
tamanho do pacote representa 30% do espaço em disco necessário).
Falha ao abrir o instalador, baixar
atualizações, finalizar atualização
- Verificar acesso às URLs contidas no manual
(dropbox);
- Verificar bloqueios na máquina (já
descritos no manual);
- Se as URLs estiverem inacessíveis, testar o
mesmo acesso em outra máquina da rede (abrir a URL pelo navegador) que não
esteja passando por algum tipo de firewall interno.
Lentidão ao executar scripts (parte que
atualiza banco de dados)
- Verificar
conexão ao banco e resolução de DNS do banco;
- Certificar
que nada esteja em lock ou bloqueando de alguma forma os scripts contidos na
atualização;
- Algumas vezes
a execução pode ser demorada dependendo da instrução enviada ao cliente e do
volume de registros existente nas tabelas, nesse caso não existe o que fazer a
não ser esperar.
Importante: As atualizações devem ser feitas em horários com pouco
ou nenhum acesso para que em caso de falha o ambiente não seja comprometido
O Installer deve ser
executado em todos os servidores existentes de forma a atualizar e registrar os
binários corretamente alinhando todos os servidores na mesma versão de
arquivos. Não existe mais a opção SINCRONIZAR, pois não estava sendo efetuada
uma boa utilização desta opção.
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