O Sistema de
Gerenciamento e Controle de Acesso é a porta de entrada do usuário ao sistema
SIE/SIM. Além disso, ele funciona como centro de todo o Sistema, onde o gerente
permitirá ou restringirá o usuário de atuar em determinada aplicação. É através
desta parametrização que determinados usuários visualizam certas aplicações e
relatórios, e outros não.
Especificamente, o SGCA realiza
as seguintes funções:
·
Permite a configuração da árvore de navegação,
de acordo com as características de cada instituição;
·
Cadastra aplicações e suas respectivas
restrições, parametrizando a navegação nos sistemas aplicativos;
·
Cadastra usuários concedendo senha de acesso às
aplicações, que deverá ser trocada no primeiro acesso;
·
Define o perfil de cada usuário ou grupos,
através de autorizações concedidas pelos chefes dos respectivos setores,
concedendo ou restringindo o acesso às aplicações;
·
Possibilita que o usuário favoritar suas aplicações
mais usuais, otimizando o acesso a elas. Isso pode ser feito clicando com o
botão direito do mouse sobre a aplicação desejada, e selecionando a opção
“marcar como favorito”. A aplicação passará a aparecer também na guia “favoritos”;
·
Permite aos gerentes de sistema, cadastrar avisos
que serão mostrados quando determinadas aplicações forem executadas;
·
Facilita auditorias de utilização de aplicações,
registrando e consultando o log de
utilização (veja
como configurar essa opção);
·
Registra as versões de componentes, facilitando
o processo de instalação de novas versões dos aplicativos;
·
Cadastra consultas SQL e seus respectivos parâmetros relativos aos relatórios;
·
Cadastra mensagens de erro, advertência,
inconsistências e outras, a serem utilizadas pelas aplicações;
·
Possui forte integração com o catálogo do
sistema;
·
Permite a vinculação dos usuários do SIE ao
cadastro de recursos humanos.
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