AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SIE na Pós-Graduação – Cadastro de aluno e Plano de Estudos

O cadastro do aluno de pós-graduação ocorre da mesma forma que para um curso de graduação. Caso o aluno já tenha ingressado em algum curso da graduação, ou mesmo do ensino básico na instituição, não será necessário cadastrá-lo novamente. O aluno é único, os cursos que mudam.

Normalmente para efetuar o cadastro do aluno as instituições utilizam Carteira de Identidade e CPF como documentos obrigatórios. Outros campos também serão necessários informar: etnia, tipo sanguíneo, fator RH, nome do pai, mãe entre outros. Estes dados serão utilizados pelo censo do MEC.


Após cadastrar o aluno, é possível matriculá-lo, em um curso de pós-graduação, utilizando a guia ”cursos”, última desta aplicação. Veja a tela como fica.



Através do SIE, o aluno de Pós-Graduação pode realizar a definição do seu Plano de Estudos, onde são definidas as disciplinas que o aluno, em conjunto com seu orientador, selecionou para cursar, as pessoas que fizeram parte da banca ou do projeto e sua função/participação, bem como a instituição de origem da pessoa. Nesse Plano constam as seguintes informações:
  • Professor Orientador;
  • Área de Concentração (escolhida entre as áreas definidas para o curso);
  • Linha de Pesquisa (escolhida entre as áreas definidas para o curso);
  • Projeto de Pesquisa (pode-se escolher um projeto cadastrado no módulo de projetos, ou apenas digitar o nome do projeto);
  • Tipo do Projeto (monografia, dissertação, tese);
  • Data da Defesa.
*Algumas instituições utilizam o cadastro de disciplinas do plano de estudos para limitar as disciplinas que alunos especiais (alunos em intercâmbio ou alunos em mobilidade acadêmica) podem cursar. Por exemplo, o aluno que ingressa na instituição para realizar um semestre como mobilidade acadêmica define junto com a instituição quais disciplinas deseja cursar, e para que o aluno não se matricule em nada fora do que foi pré-definido essas disciplinas são lançadas no plano de estudos, e na matrícula é realizada a checagem desse plano (por planilha). O mesmo caso para alunos especiais, que podem cursar um limite de disciplinas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário