AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Relatórios SIM/SIE com Autenticação e QRCode - Detalhes técnicos

Segue detalhes técnicos para implementação de relatórios na arquitetura SIM/SIE utilizando autenticação e QRCode:

1. Adicionar os componentes TQRLabelAutenticacao e TQRImageQRCode ao relatório (caso não esteja disponível na aba de componentes efetuar a atualização da LibCDESP):


2. Salvar e compilar. Exemplo de relatório gerado: 

3. Ao utilizar qualquer App de leitura de QRCode será feito o redirecionamento para o site de autenticação (configurado por instituição), já com a chave do relatório preenchida. Exemplo redirecionando para um de nossos portais: 

Observações:


  • O QRCode é gerado independente do formato final (PDF ou QuickReport).
  • A utilização de QRCode só pode ser feita se o componente de autenticação também estiver presente.
  • Se a autenticação é desabilitada via cadastro de aplicações o QRCode e o código de autenticação não são mostrados (é possível prever o componente dentro de cada DLL e habilitar sua exibição individualmente, não obrigando que a Instituição utilize a autenticação). 
  • O componente pode ser utilizado em qualquer local do relatório, em diferentes tamanhos. Para manter um padrão em todos os relatório do sistema foi definido que a utilização do código de autenticação e QRCode deverá seguir o padrão como mostrado na imagem acima.
  • Para um bom reconhecimento do código pelas câmeras dos dispositivos recomenda-se que o componente  TQRImageQRCode tenha um tamanho mínimo de 60x60 pixels.
  • A geração do QRCode é feita através do executável QRCode.exe contido na pasta "AppSi/Bibliotecas" (já disponível nos clientes e em nossos ambientes). Para quem desenvolve com servidor de aplicações local deverá copiar este binário para sua máquina (para fins de teste de desenvolvimento).



Nenhum comentário:

Postar um comentário