AVMB Soluções em TI

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Contribuição do SIE/SIM para Detalhar o Rendimento de cada Relatório


Foram acrescentadas novas funcionalidades no SIE/SIM que visam auxiliar os usuários quanto a execução de cada relatório.

No exemplo da imagem abaixo, percebo que o relatório não é muito utilizado (7 vezes ao todo), que leva em torno de 15 segundos para gerar e que o tamanho dos arquivos gerados chegam a ter em média 24 Kb. Então, tecnicamente poderei executá-lo durante o horário normal de expediente, que não irá sobrecarregar o sistema e o banco de dados.


Uma situação bem oposta seria se o relatório tivesse um histórico alto de utilização (mais de mil vezes), o tempo médio de execução de vários minutos e o tamanho do arquivo muito grande; saber essas informações de ante mão me garantem tomar medidas preventivas para não sobrecarregar o Sistema e o Banco de dados. Pensando nisso, outras melhorias foram desenvolvidas nesse sentido.

Com o objetivo de contribuir na prevenção de lentidão, perda de rendimento e sobrecarga, foram disponibilizadas duas alternativas na utilização de relatórios do sistema: carregar cópia e processamento em segundo plano.

OBS: As opções só serão apresentadas quando por predefinição, o tempo médio de execução ultrapassar o limite configurado.

- Carregar Cópia:  esta opção é apresentada quando os mesmos parâmetros do relatório foram utilizados recentemente, sendo assim, não será preciso esperar o término do tempo de execução. Em outras palavras, o relatório é retornado instantaneamente em tela.


OBS: O sistema retorna os mesmo dados da última execução quando utilizado os mesmos parâmetros, então é preciso ter cuidado se houve mudança nos dados neste meio tempo.

- Processamento em Segundo Plano: selecionando esta opção, o relatório irá para uma nova guia do sistema e não será preciso aguardar seu término, ou seja, é possível executar outras tarefas no sistema sem precisar aguardar o término de execução do relatório. Quando achar conveniente, basta ir na guia “Relatórios Solicitados“ e abrir o relatório.

OBS: A nova guia apresentará os relatórios executados em segundo plano dos últimos 7 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário