
Já se perguntou como seria sua instituição se todos os colaboradores pensassem como donos? Neste post mostramos os benefícios do intraempreendedorismo.
Ainda que você nunca tenha ouvido falar do termo, é possível conectar as palavras “intra” e “empreendedorismo” e deduzir que se trata de um conceito amplo. Contudo, muitos gestores não estão aproveitando todo o potencial de crescimento que têm em mãos com seus funcionários pelo fato de desconhecerem a importância de estimular essa cultura.
O que é intraempreendedorismo?
De forma simplificada, trata-se de uma das categorias que derivam da prática de empreender, porém de maneira interna, como o próprio nome já deixa claro. Ou seja, intraempreender é quando os colaboradores passam a atuar como se fossem os donos do negócio.
O intraempreendedorismo incentiva a equipe a zelar pelo ambiente de trabalho, trazendo mais produtividade e resultados positivos. Em outras palavras, o funcionário, por se colocar no lugar de dono, começa a agir com mais proatividade, criatividade, cooperação, inovação e organização.
Dito isso, podemos afirmar que intraempreendedorismo é uma modalidade de empreender internamente, isto é, dentro dos limites da instituição. A prática é realizada por colaboradores e funcionários que têm perspectiva de fazer o que é preciso para manter a instituição operando em capacidade máxima.
Então...
Intraempreendedorismo, como já foi dito, é a prática de agir de maneira empreendedora dentro do ambiente institucional, por parte dos colaboradores, correto? Nesse caso, o intraempreendedorismo é estimulado pelos níveis gerenciais, promovendo uma série de mudanças no local de trabalho com o objetivo de otimizar todas as circunstâncias e departamentos.
Qualquer indivíduo pode empreender em diversos aspectos de sua vida, se considerarmos que isso também é um estilo de lidar com problemas e oportunidades da vida. O objetivo é estimular os colaboradores que não aderiram a essa prática como um estilo de vida a interagirem mais com seu meio de trabalho.
Como você pôde conferir, o intraempreendedorismo está muito além do simples fato de dar autonomia para que os profissionais que integram o quadro de funcionários trabalhem ao seu próprio modo. O fato é que existem diversos níveis e fatores que precisam ser trabalhados em conjunto para que sua instituição se adapte a essa cultura e possa colher os seus benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário