AVMB Soluções em TI

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Intraempreendedorismo: entenda a sua importância



Já se perguntou como seria sua instituição se todos os colaboradores pensassem como donos? Neste post mostramos os benefícios do intraempreendedorismo.

Ainda que você nunca tenha ouvido falar do termo, é possível conectar as palavras “intra” e “empreendedorismo” e deduzir que se trata de um conceito amplo. Contudo, muitos gestores não estão aproveitando todo o potencial de crescimento que têm em mãos com seus funcionários pelo fato de desconhecerem a importância de estimular essa cultura.

O que é intraempreendedorismo?

De forma simplificada, trata-se de uma das categorias que derivam da prática de empreender, porém de maneira interna, como o próprio nome já deixa claro. Ou seja, intraempreender é quando os colaboradores passam a atuar como se fossem os donos do negócio.

O intraempreendedorismo incentiva a equipe a zelar pelo ambiente de trabalho, trazendo mais produtividade e resultados positivos. Em outras palavras, o funcionário, por se colocar no lugar de dono, começa a agir com mais proatividade, criatividade, cooperação, inovação e organização.

Dito isso, podemos afirmar que intraempreendedorismo é uma modalidade de empreender internamente, isto é, dentro dos limites da instituição. A prática é realizada por colaboradores e funcionários que têm perspectiva de fazer o que é preciso para manter a instituição operando em capacidade máxima.

Então...

Intraempreendedorismo, como já foi dito, é a prática de agir de maneira empreendedora dentro do ambiente institucional, por parte dos colaboradores, correto? Nesse caso, o intraempreendedorismo é estimulado pelos níveis gerenciais, promovendo uma série de mudanças no local de trabalho com o objetivo de otimizar todas as circunstâncias e departamentos.

Qualquer indivíduo pode empreender em diversos aspectos de sua vida, se considerarmos que isso também é um estilo de lidar com problemas e oportunidades da vida. O objetivo é estimular os colaboradores que não aderiram a essa prática como um estilo de vida a interagirem mais com seu meio de trabalho.

Como você pôde conferir, o intraempreendedorismo está muito além do simples fato de dar autonomia para que os profissionais que integram o quadro de funcionários trabalhem ao seu próprio modo. O fato é que existem diversos níveis e fatores que precisam ser trabalhados em conjunto para que sua instituição se adapte a essa cultura e possa colher os seus benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário