AVMB Soluções em TI

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Relatórios SI*-UFSM - exportação de dados para o Excel

Solução para a limitação de linhas exportadas no Microsoft Office Excel 2013.


Ao gerar relatórios do SI*-UFSM no modo tabela, é possível utilizar a funcionalidade de exportar os dados gerados para o Excel. Atualmente, esta funcionalidade salva os dados exportados na versão do Excel 97-2003 e nossa arquitetura é compatível com esta versão.
Porém, quando os dados exportados ultrapassam 65536 linhas (número de linhas suportadas na versão Excel 97-2003) ocorre o corte das informações geradas ao salvar os dados no Excel.  Isto causa dificuldades no uso da funcionalidade de exportar os dados por nossos clientes e já foi objeto de questionamento a nossa equipe de atendimento.
Diante disto, elaboramos um passo-a-passo a fim de obter sucesso na exportação de todos os dados que foram gerados em modo tabela, quando o número de linhas ultrapassa o limite definido pela versão do Excel 97-2013. O passo-a-passo pode ser acessado aqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

AVMB assina contrato com IFSUDESTEMG e IFAM

O mês de outubro foi marcado pelo fechamento de mais dois contratos pela AVMB. No início do mês a Empresa assinou o contrato com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, para implantação e suporte do SIG-UFRN.

No dia 21 foi a vez do Instituto Federal do Amazonas também firmar parceria para a implantação do SIG.

Reunião de apresentação SIG no IFAM. Fonte: CCS IFAM

A partir de agora, reuniões setoriais de apresentação do SIG-UFRN serão realizadas para que a AVMB possa, junto com as Instituições, planejar os próximos passos para a implantação do Sistema.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Soluções SIE e Portais: Item 1 - Automatização da Atualização (Releases) dos Portais ASTEN

A automatização da atualização dos Portais ASTEN foi uma requisição das instituições que utilizam nossas soluções de Portais ASTEN, de forma a facilitar este processo, obtendo melhor controle das atualizações disponibilizadas pela AVMB e realizadas pelas instituições. 
Esta necessidade foi reforçada pelos representantes da UFPR, UNIRIO e CEFET-RJ, em visita a AVMB em junho deste ano.

A AVMB, no propósito de atender a esta requisição, incorporou na atual ferramenta de instalação de pacotes do SI*-UFSM (Installer) a funcionalidade de atualização dos Portais, utilizando o mesmo conceito dos pacotes aplicados quando da atualização do SI*-UFSM.  
As atualizações dos Portais eram disponibilizadas em arquivos zipados publicados em um dropbox e a execução dos procedimentos era totalmente manual, mais suscetível a erros e bem mais trabalhoso.  Não se havia uma visão de qual arquivo zip de atualização tinha sido aplicado, cabendo este controle a cargo do analista da instituição que efetuava os procedimentos.
Pelo Installer, assim como nas atualizações do SI*-UFSM, a instituição terá uma facilidade na aplicação dos releases dos Portais, obtendo o controle até onde foi executada a instalação no ambiente, bem como o registro de log do que foi atualizado e as informações das funcionalidades contempladas em cada pacote.
Estaremos disponibilizando, aos nossos clientes, o manual completo atualizado do Installer detalhando as orientações sobre cada etapa ilustrada nas imagens, bem como as demais etapas que serão realizadas quando da atualização de um pacote de funcionalidades dos Portais ASTEN.
Seguem, para ilustração, imagens de algumas etapas do processo de atualização dos Portais ASTEN pelo Installer.  (Clique na imagem para ampliá-la)

 
 


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Soluções SIE e Portais: Item 15 - Inclusão no RH de professor convidado.

Este conjunto de soluções referem-se à visita dos representantes de TI da UFPR, UNIRIO e CEFER-RJ, realizada no início de junho deste ano.


No SIE-UFSM é possível efetuar o registro de professores convidados normalmente por meio da mesma aplicação de Cadastro de Funcionários (RHCFuncionarios.exe). Para tanto, basta definir um tipo de Regime Jurídico ‘Visitante’, para diferenciá-los dos demais professores e, preencher as demais informações normalmente, que são dados básicos de cadastro. 
Na aplicação de Oferta de Turmas este professor convidado poderá ser localizado normalmente, como docente da turma, podendo ter acesso as funções do Portal do Professor desde que cadastrado como usuário do SIE-UFSM, sendo possível apenas passar as permissões para uso no Portal do Professor. 

No entanto, foi reportada na oportunidade desta visita, a necessidade de um aplicativo diferenciado para a inclusão destes professores que fosse mais resumido e de mais fácil preenchimento apenas das informações relevantes. Efetuamos um protótipo da solução e enviamos o orçamento à instituição que realizou a requisição desta funcionalidade. A mesma informou que o conjunto de requisitos é bem mais amplo do que havia sido citado na oportunidade desta visita e ficou de enviar novas informações sobre o que seria necessário ter na funcionalidade. 
Sendo assim, a AVMB aguarda o conjunto detalhado dos requisitos para elaborar a proposta e orçamento adequado para o desenvolvimento desta melhoria. 
Este orçamento, após o conjunto de requisitos definidos, será repassado a instituição requisitante para aprovação.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

USO DO TIPO BLOB NAS TABELAS DO SIE/SIM-UFSM

Esclarecimento técnico para analistas de TI das instituições

  Temos vários atributos das tabelas componentes do SIE/SIM-UFSM do tipo BLOB. O seu uso é necessário para armazenar, por exemplo, arquivos de imagens como a FOTO de Alunos e Funcionários. Temos recebidos algumas demandas de dúvidas na manipulação SQL de colunas do tipo Blob.
  Dois exemplos de dúvidas recebidas: com relação ao uso do UNION neste tipo de coluna e, com relação a extrair a informação (imagem) armazenada em uma coluna Blob para um relatório. Desta forma, compartilhamos os esclarecimentos abaixo:

  Na manipulação ou consulta do dado do tipo Blob através de SQL, este não permite o uso de várias funções e comandos normais que usamos em strings, inclusive o uso do UNION sem ALL. 
  O campo Blob não é uma string (como o varchar) e a cláusula UNION compara o que retornou nas duas consultas e caso tenha linhas iguais retornadas, trará somente uma. Não é possível comparar o tipo Blob, logo o UNION não pode ser utilizado.
  Neste artigo é possível encontrar algumas explicações sobre esse tipo.
...
Não é possível ordenar por uma coluna BLOB (nem usar GROUP BY, DISTINCT, UNION, JOIN ON)
Não é possível concatenar colunas blob.
...
  Então, ao utilizar o UNION, mesmo que o tamanho das colunas tipo Blob sejam iguais nas duas tabelas, ocorrerá erro.
SELECT FOTO
FROM ALUNOS
WHERE FOTO IS NOT NULL
UNION
SELECT FOTO
FROM FUNCIONARIOS
WHERE FOTO IS NOT NULL
 >[Error] Script lines: 1-7 --------------------------
 DB2 SQL error: SQLCODE: -134, SQLSTATE: 42907, SQLERRMC: FOTO
 Message: Improper use of a string column, host variable, constant, or function "FOTO".

  Agora, utilizando o UNION ALL a consulta não dará erros.
SELECT FOTO
FROM ALUNOS
WHERE FOTO IS NOT NULL
UNION ALL
SELECT FOTO
FROM FUNCIONARIOS
WHERE FOTO IS NOT NULL

  Nas tabelas componentes do SIE/SIM-UFSM, a coluna Blob (exemplo:  coluna FOTO), o limite máximo de bytes se resume ao tamanho da coluna de cada tabela, que atualmente pode ser 10Mb ou 20 Mb em bancos DB2 e ilimitado para bancos ORACLE. Em alguns clientes essas colunas (FOTO - tipo Blob) podem ter sido criadas com tamanhos menores e não padronizadas, já que antigamente não se trabalhava com formato PNG.
  Em bancos DB2, é possível alterar, o tamanho da coluna BLOB do campo FOTO (por exemplo) para 20 MB, através do comando abaixo:
ALTER TABLE ALUNOS ALTER COLUMN FOTO SET DATA TYPE BLOB(20971520);
  Após você deve dar um Reorg table na tabela. Reorg table dbsm.ALUNOS;

OBS: O comando ALTER COLUMN acima não é aceito em versões mais antigas de DB2. Dúvidas, consulte site da IBM.
  Tratando-se ainda do exemplo da coluna FOTO, recentemente, realizamos uma melhoria no ajuste do tamanho da foto ao inseri-la no cadastro. Ao inserir a foto, é realizado um redimensionamento visual, ou seja, independentemente do tamanho da foto ela se ajusta ao campo, embora no banco o arquivo fique no formato original. Ressaltamos também que o modelo de imagem de entrada deve ser 3x4, ou seja, 110x170 (LXA), para imagens mais largas ou mais altas, irá ocorrer distorção.

Como exibir BLOB'S em relatórios compilados Delphi.

  Como muitas instituições desenvolvem seus próprios relatórios seguem as diretrizes:

  Relatórios compilados podem retornar as colunas BLOB e exibi-las normalmente, no entanto, é necessário conhecer o formato da imagem salva antes de realizar essa operação. Por exemplo, criando um relatório e utilizando o componente TQRDBImage será possível trazer todas as fotos dos alunos salvas em banco e exibi-las no relatório. No entanto, se a foto tiver sido salva com diferentes formatos (jpeg, bmp, png, gif, etc), o relatório irá gerar uma exceção de conversão e não irá executar.
  Esse tipo de problema pode ser tratado criando um mecanismo de conversão da imagem antes da renderização de cada banda do relatório, fazendo a leitura do cabeçalho da imagem contido no BLOB e realizando a conversão conforme o tipo detectado. Atualmente não existe um componente disponível na arquitetura SIM/SIE-UFSM que faça isso, cada caso deve ser analisado separadamente. Com um componente específico isso seria abstraído do desenvolvedor que poderia ligar qualquer tipo de BLOB (desde que armazene conteúdo de imagens) e exibi-los normalmente nos relatórios.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Soluções SIE e Portais: Item 15: Identificação das alterações vindas do SIE-UFSM e Portais

Este conjunto de soluções referem-se à visita dos representantes de TI da UFPR, UNIRIO e CEFER-RJ, realizada no início de junho deste ano.


Verificar a possibilidade de identificar nas tabelas alimentadas pelo Portal (versão desenvolvida pela AVMB) e SIE-UFSM Desktop se a operação foi feita via portal ou SIE.


Em atenção ao solicitado efetuamos uma análise e propomos a solução abaixo:

- Adição de duas colunas na tabela CURRICULO_ALUNO* (ORIGEM_MANUT, ORIGEM_CRIPT), sendo que essas colunas receberão os seguintes valores: 
ORIGEM_MANUT = 'SIE' ou 'SIE Portal';
ORIGEM_CRIPT = Terá um valor Criptografado, somente interpretado pelo SIE, o qual dentre outras informações conterá a Origem da Manutenção.

- Realização de ajustes em todas as funcionalidades que dão manutenção nesta tabela (SIE-UFSM Desktop e Portais SIE - versão AVMB);

- Alteração na aplicação de Verificação de Log para interpretação da coluna criptografada;

- Criação de um componente para ser utilizado em relatórios para interpretar o valor salvo na coluna criptografada.

*A tabela CURRICULO_ALUNO armazena informações sobre o histórico completo de cada aluno, disciplinas vencidas, não vencidas e em matricula. Como esta tabela tem grande relevância, podendo sofrer alterações tanto pelo SIE-Desktop quanto pelos Portais AVMB, ela foi a escolhida para receber as novas colunas acima. 

Sendo esta uma solução agregadora às instituições que utilizam nossos Portais, e de relevância significativa para fins de auditoria, a mesma será desenvolvida sem custo aos nossos clientes. O esforço estimado para o desenvolvimento da solução acima é aproximadamente 45 horas envolvendo as etapas de desenvolvimento, testes em todas aplicações SIE-UFSM afetadas que alimentam esta coluna e Portais AVMB, documentação e geração de procedimentos de atualização.

Havendo sugestões para a solução, pedimos retorno dentro de 30 dias através dos comentários do blog ou por e-mail para atendimento@avmb.com.brApós esta data, não havendo manifestações, consideraremos o exposto para desenvolvimento e, após a entrada, temos previsão de entrega da funcionalidade em até 60 dias úteis.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Soluções SIE e Portais: 13 - Mudança automática nas atualizações com tabelas estruturadas

Este conjunto de soluções referem-se à visita dos representantes de TI da UFPR, UNIRIO e CEFER-RJ, realizada no início de junho deste ano.


No envio das atualizações onde contém atualizações de tabelas estruturadas está mudando os itens que eles tinham inativados para ativos novamente e isto causa um retrabalho na instituição.

Primeiramente, cabe um esclarecimento quanto ao funcionamento da atualização dos catálogos:

Quando a atualização de catálogo é feita manualmente pela aplicação "ACatWizEx.exe" o usuário tem a opção de escolher se deseja ou não importar as tabelas estruturadas. Pelo Installer a importação é feita automaticamente quando o item não existe no ambiente que está sendo atualizado. Ou seja, a aplicação verifica se o item existe, caso não exista o mesmo é inserido. Isto porque precisamos manter o ambiente dos clientes alinhados, com todos os itens utilizados em funcionalidade do sistema. Além disso, também precisamos enviar os novos itens que vão sendo criados em nova regra implementada e, mesmo que o cliente não a utilize aquele item, deve ficar armazenado/reservado para que não seja utilizado com outra finalidade.  


Tentamos encontrar uma forma de alterarmos as importações de Catálogos quando o mesmo possui tabelas estruturadas, afim de definir uma regra (enviar somente os itens fixos). No entanto, não encontramos uma padronização, visto que em nosso repositório temos que ter todos os itens utilizados pelo sistema que pode ser consistido em determinada regra/funcionalidade. Então, mesmo que determinado cliente não o utilize o item, este deveria estar registrado. 


Recomendamos que os itens não utilizados pela instituição sejam INATIVADOS, desta forma eles não serão alterados quando da atualização de um catálogo que possua tabela estruturada.


Por padronização, as aplicações não apresentam em tela os itens que estão inativos. Caso identifique alguma que não esteja seguindo esta padronização pedimos que nos reporte através de chamado específico para que possamos ajustá-la.


No caso da tabela estruturada 608 - Períodos Base do Sistema Acadêmico, assim como outras funcionalidades do sistema, é permitida a sua personalização. Por isso, existem vários itens nesta tabela. Esta flexibilidade do sistema muitas vezes acaba dificultando as manutenções e definição de um padrão para atualização. Estamos tomando o cuidado de não enviar 'lixo' (exemplo item teste) quando há necessidade de enviar um catálogo. 


Lembramos que não é sempre que vão catálogos nas atualizações. Quando enviado fica registro no log do Pacote com a indicação de qual tabela foi atualizada.

Exemplo: Tabela Física TIPOS_DOCUMENTOS atualizada no catálogo com sucesso!
                Atualizando 1 Tabela(s) Estruturada(s) no banco 

Sugerimos que os itens não utilizados pela instituição sejam mantidos no sistema, mas INATIVADOS. Outra forma de gerenciamento é conferir manualmente quando da atualização do Pacote se algum catálogo foi enviado. E inativar aqueles itens que por ventura tenham inseridos no sistema e que a instituição não deseja que apareçam disponíveis(ativos).

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Soluções SIE e Portais: 22 - Como atualizar automático a chefia em ORG_INSTITUICAO

Este conjunto de soluções referem-se à visita dos representantes de TI da UFPR, UNIRIO e CEFER-RJ, realizada no início de junho deste ano.

           O SIE-UFSM proporciona o registro das nomeações de chefias e designações de funções gratificadas, com a opção de efetuar o controle e gerenciamento das vagas de cada chefia.
Com esta funcionalidade é possível ter o controle de vagas liberadas e ocupadas, tendo a informação de ocupação atual e o histórico de ocupações anteriores, extrair relatórios tanto para uso interno como para repasse a órgãos de auditoria externa, além da opção de atualizar automaticamente o chefe da unidade do organograma da instituição no momento da nomeação, entre outras funcionalidades.
Para que seja possível fazer esta automatização, é necessário que o departamento do RH esteja orientado sobre como efetuar as configurações e lançamentos de forma adequada. O roteiro disponível aqui elucida quais elementos são necessários para se consiga atingir os resultados esperados quando do uso do SIE-UFSM para o registro de nomeações.
A AVMB oferece workshops caso a instituição deseje treinamento presencial para apoio a implantação da funcionalidade de nomeações de chefia

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Lançamento Projeto Integrar

Aconteceu ontem (04/09), o lançamento do Projeto Integrar, projeto institucional do Instituto Federal Farroupilha, que visa à realização de diversas ações com o objetivo de minimizar as distâncias impostas pela estrutura multicampi do Instituto.


 A primeira ação do Projeto Integrar é a utilização do SIG-UFRN, que já vem sendo implantado desde o início deste ano no IFF, e que passa agora a ser utilizado pelos servidores e alunos da Instituição através dos Portais do Servidor e do Aluno.


Dentre diversas atrações programadas, o evento contou com a apresentação do Sistema pelo diretor da AVMB, Claudio Lobato.