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terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cadastro de Bens Patrimoniais

O módulo do patrimônio tem por objetivo efetuar o controle físico-financeiro dos bens do Ativo Permanente da Instituição, auxiliando na execução dos procedimentos destinados à gestão patrimonial, compreendendo o seu registro, controle, guarda e manutenção.
O controle patrimonial se dá através do registro adequado de todos os bens móveis e imóveis, adquiridos por recursos orçamentários e não orçamentários, que estão à disposição da instituição para a realização de suas atividades.
A parametrização permite definir as configurações necessárias para utilização do módulo Patrimônio. Dentre as parametrizações possíveis para esse módulo estão:
- Integração com o módulo de Contabilidade;
- Integração com o módulo de Compras;
- Definir qual será a forma de geração do Resumo Mensal de Movimentação de Bens;
- Definir quais os Tipos de Documentos que serão utilizados nas funcionalidades operacionais do módulo;
- Definir a forma de cálculo da Depreciação de Bens;
- Definir a forma de Fechamento do Inventário Patrimonial.

O cadastro dos Bens Patrimoniais mantém atualizados os registros, permitindo um melhor gerenciamento sobre o controle patrimonial da instituição. Ele pode ser realizado para bens comprados, doados, construídos, permutados, em comodato ou, fabricados na própria instituição. 
Este cadastro pode ser realizado de duas formas: localizando o bem que foi comprado e recebido na instituição através do Módulo de Compras, ou informando manualmente todos os dados necessários para efetuar o cadastro.

Na guia “Bem Patrimonial” serão incluídos os dados básicos, como o número do registro, forma de ingresso, data de aquisição, descrição do produto, estado de conservação, entre outras.


A guia “Informações Complementares” permite que sejam cadastradas informações a respeito do proprietário do bem, fornecedor, fabricante, doador (caso o bem tenha sido doado) localização (integrando com o módulo Espaço Físico), entre outros.


Esta guia serve para visualização das informações a respeito do responsável pelo bem. Todas as alterações sobre ela são efetuadas através dos Termos de Responsabilidade ou Termos de Movimentação.
Para efetuar o cadastramento de uma "informação adicional", na aba correspondente clique no botão “novo”, uma nova tela será aberta. As informações poderão ser a respeito de garantias, número de série, manutenção, código do Serviço Patrimonial da União, ano de construção, utilização ou observações gerais.


Em “ocorrências”, podem ser cadastradas Correções e Depreciações sofridas pelo Bem Patrimonial, as mesmas são lançadas através de aplicações específicas.

Um comentário:

Edson Oliveira disse...

Prezados,


o Cadastro dos bens patrimoniais, seguem a sequencia que a contabilidade orienta para controle efetivo, conforme a legislação.
Com relação ao Modulo Biblioteca, a integração com os módulos patrimônio, compra e contabilidade se fazem necessário, pois os livros são material permanente, apesar das suas especificidades. Esta integração se faz absolutamente necessária, pois os dados para o controle patrimonial do livro já se encontram, em parte, no registro dos itens.
Acredito que a parametrização permite definir as configurações necessárias para utilização do módulo Patrimônio, tais parametrizações permitirá as possíveis integrações da biblioteca com os outros modulo.
Qualquer dúvida estarei a disposição

Fraternalmente,

Edson Oliveira

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