O módulo do patrimônio tem por objetivo efetuar o controle
físico-financeiro dos bens do Ativo Permanente da Instituição, auxiliando na
execução dos procedimentos destinados à gestão patrimonial, compreendendo o seu
registro, controle, guarda e manutenção.
O controle patrimonial se dá através do registro adequado de
todos os bens móveis e imóveis, adquiridos por recursos orçamentários e não
orçamentários, que estão à disposição da instituição para a realização de suas
atividades.
A parametrização permite definir as configurações
necessárias para utilização do módulo Patrimônio. Dentre as parametrizações
possíveis para esse módulo estão:
- Integração com o módulo de Contabilidade;
- Integração com o módulo de Compras;
- Definir qual será a forma de geração do Resumo Mensal de
Movimentação de Bens;
- Definir quais os Tipos de Documentos que serão utilizados
nas funcionalidades operacionais do módulo;
- Definir a forma de cálculo da Depreciação de Bens;
- Definir a forma de Fechamento do Inventário Patrimonial.
Este cadastro pode ser realizado de duas formas: localizando
o bem que foi comprado e recebido na instituição através do Módulo de Compras, ou
informando manualmente todos os dados necessários para efetuar o cadastro.
Na guia “Bem Patrimonial” serão incluídos os dados básicos,
como o número do registro, forma de ingresso, data de aquisição, descrição do
produto, estado de conservação, entre outras.
A guia “Informações Complementares” permite que sejam
cadastradas informações a respeito do proprietário do bem, fornecedor,
fabricante, doador (caso o bem tenha sido doado) localização (integrando com o
módulo Espaço Físico), entre outros.
Esta guia serve para visualização das informações a respeito
do responsável pelo bem. Todas as alterações sobre ela são efetuadas através
dos Termos de Responsabilidade ou Termos de Movimentação.
Para efetuar o cadastramento de uma "informação adicional", na aba correspondente clique no botão “novo”,
uma nova tela será aberta. As informações poderão ser a respeito de garantias,
número de série, manutenção, código do Serviço Patrimonial da União, ano de
construção, utilização ou observações gerais.
Em “ocorrências”, podem ser cadastradas Correções e Depreciações sofridas pelo
Bem Patrimonial, as mesmas são lançadas através de aplicações específicas.
Um comentário:
Prezados,
o Cadastro dos bens patrimoniais, seguem a sequencia que a contabilidade orienta para controle efetivo, conforme a legislação.
Com relação ao Modulo Biblioteca, a integração com os módulos patrimônio, compra e contabilidade se fazem necessário, pois os livros são material permanente, apesar das suas especificidades. Esta integração se faz absolutamente necessária, pois os dados para o controle patrimonial do livro já se encontram, em parte, no registro dos itens.
Acredito que a parametrização permite definir as configurações necessárias para utilização do módulo Patrimônio, tais parametrizações permitirá as possíveis integrações da biblioteca com os outros modulo.
Qualquer dúvida estarei a disposição
Fraternalmente,
Edson Oliveira
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