AVMB Soluções em TI

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

As principais vantagens de uma cidade inteligente!

 


Quando falamos de cidades inteligentes, muitos imaginam prédios cheios de recursos tecnológicos e pessoas mergulhadas nos aplicativos do mundo digital. É verdade que há muita tecnologia e redes de comunicação e informação envolvidas. Entretanto, a otimização das cidades já é um caminho certo, com produtos e sistemas que não vemos de forma tão explícita no dia a dia.

As cidades inteligentes oferecem muitas vantagens para as empresas e todos os agentes envolvidos, como:

Integração das fontes de informação

Empresas e organismos públicos passam a gerar informações que são processadas na rede e servem de base para as decisões que afetam a cidade como um todo. Assim, os rumos passam a ser mais estratégicos, a partir de diretrizes lógicas e padrões estatísticos, como a governança por algoritmo.

Governança

Nas smart cities, ferramentas tecnológicas utilizam informações para melhorar as decisões e antever problemas. Assim, é possível mapear onde é mais importante investir no momento e onde o dinheiro mais é desperdiçado. O resultado é um orçamento muito eficiente.

Conectividade

Uma cidade inteligente se caracteriza pelo amplo acesso que seus cidadãos têm à internet. Isso se alcança com uma boa cobertura das operadoras, mas também com pontos públicos de wi-fi espalhados pelo município. Assim, os usuários poderão usar com mais frequência aplicativos que tornam sua rotina mais inteligente.

Sustentabilidade

Amplas áreas verdes, monitoramento permanente da qualidade do ar e reaproveitamento de resíduos são características fundamentais de uma cidade inteligente. Porém, a principal colaboração para a preservação do meio ambiente é a redução no consumo de combustíveis fósseis e uso de energias renováveis (e economia de energia elétrica).

Mobilidade

A inteligência da TI já é aplicada há bastante tempo para sincronizar os semáforos, mas hoje vai muito além. Coletar e interpretar os dados de trânsito permite tomar decisões mais acertadas para diminuir os acidentes e, principalmente, melhorar a oferta e qualidade do transporte público.

Smart people

Até aqui, falamos bastante de máquinas e pouco de pessoas – mas elas continuam sendo fundamentais. Uma cidade inteligente investe nos sistemas tecnológicos, mas também nas pessoas, proporcionando uma rede de ensino qualificada, formando cidadãos mais capazes de conviver em harmonia e com conhecimento para utilizar novos recursos da economia compartilhada.

A integração das tecnologias para o desenvolvimento das cidades é essencial para a evolução da sociedade atualmente. O ideal é acompanhar o surgimento das tecnologias de comunicação e informação e investir em conhecimento e inovação. Com base nas experiências e dados históricos, o futuro das smart cities é, com certeza, uma tomada de decisões mais assertiva e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário