AVMB Soluções em TI

quarta-feira, 25 de março de 2015

PMP visita AVMB para entendimentos do Sistema de Custos

Nesta segunda-feira (23), a AVMB recebeu em sua sede representantes da Coinpel - Prefeitura Municipal de Pelotas, Loiva Frio, Mery Ugoski, Pedro Souza e Claudio Viana. Na ocasião foi realizada uma avaliação para adesão ao Sistema de Custos com as rotinas da Prefeitura, a partir da apresentação da concepção utilizada no desenvolvimento do módulo e de simulações para a distribuição de despesas.
O encontro também permitiu que fossem definidas as próximas ações para a implantação do módulo.


quarta-feira, 18 de março de 2015

Sistema Protocolo Integrado

Em dezembro de 2014 o Ministério da Justiça, por meio das Portarias Interministeriais nº 2.320 e 2.321, instituiu novos procedimentos relativos ao protocolo de documentos nas instituições públicas.

As portarias definem que, a partir de 1º de julho de 2015, todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal  deverão disponibilizar para acesso dos cidadãos a consulta de informações sobre a tramitação de documentos, avulsos ou processos (desde que estes não estejam ocorrendo em sigilo), através do Sistema Protocolo Integrado.

Para que essa disponibilização de consulta ocorra, as instituições deverão adequar a numeração dos documentos protocolados, utilizando o Número Único de Protocolo.

A AVMB, no compromisso com seus clientes, está trabalhando para adequar o módulo de protocolo do SIE-UFSM, de modo a interoperabilizá-lo com o Sistema Protocolo Integrado, facilitando a disponibilização das consultas e evitando retrabalho.


Este procedimento irá gerar uma nova versão do SIE, que será distribuída a todos os clientes que possuem contrato de manutenção para este módulo vigente.

quarta-feira, 11 de março de 2015

AVMB apresenta Sistema de Custos na Prefeitura Municipal de Pelotas

Nesta segunda-feira, dia 09 de março, a equipe da AVMB, representada pelo Diretor Aldiocir Dalla Vecchia e pelos Analistas de Implantação Fabio Jr. de Barros e Luiz Vieira, apresentaram para representantes da Prefeitura Municipal de Pelotas o projeto Sistema de Custos.

Foto: Eduardo Beleske - PMP

Desenvolvido com vistas a atender a legislação vigente acerca da gestão das despesas nas instituições públicas, o Sistema de Custos tem por objetivo a mensuração e alocação dos custos aos produtos/serviços baseado nas atividades desenvolvidas na instituição, permitindo auxiliar na elaboração do orçamento e comparar as atividades dos setores para medir o grau de eficiência das mesmas.
O sistema permitirá a análise da terceirização de um produto ou serviço, por meio da comparação do custo do desenvolvimento interno do processo com o custo oferecido pelo mercado.


O Sistema de Custos é um dos projetos assinalados para 2015, e que está em finalização na AVMB.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Procedimentos para que o Installer.exe execute as atualizações de Pacotes Portais em ambiente Linux.

Os clientes que possuem os Portais instalados em ambiente Linux e tiverem problemas na execução das atualizações do Installer, devem verificar se o serviço de compartilhamento de arquivos "Samba" está configurado, para permitir o acesso as atualizações (compartilhar pasta dos Portais).
O aplicativo pode ser obtido no portal Samba (https://www.samba.org/samba/) ou através do repositório específico da distribuição Linux que o cliente possui.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Avaliação de Atendimento 2014

Um dos métodos adotados na AVMB para medir qualidade dos serviços e a satisfação de nossos clientes é a avaliação dos chamados. Sempre após o término de um chamado, nosso cliente é convidado a avaliar o atendimento recebido por meio da atribuição de notas de 1 a 10 .

Nos últimos três anos, conseguimos manter a média anual das avaliações sempre acima de 9,5, nota que consideramos excelente e que demonstra a satisfação de nossos clientes pelos serviços prestados.



Esses índices são resultado de um trabalho constante dos nossos colaboradores, que buscam excelência em todas as atividades que executam, e de nossos clientes que colaboram nos apresentando feedback dos serviços.

Esperamos em 2015 seguir contando com o retorno dos nossos clientes, para atingir resultados como esses.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Lançamento Projeto Conecta IF Sudeste MG

No dia 09 de dezembro o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais realizou o evento de lançamento do Projeto Conecta, apresentando o SIG-UFRN aos gestores de todos os câmpus e reitoria do IF, no Hotel Ritz em Juiz de Fora.


AVMB participou do evento apresentando os sistemas do SIG a serem implantados na Instituição, além de realizar apresentações específicas com servidores de cada área para detalhar os Sistemas com os quais irão atuar diretamente.


Durante o período de implantação estão previstos encontros de sensibilização, capacitação aos usuários, discussão e definição de processos internos, suporte e canais de comunicação que permitam explicar aspectos do sistema e esclarecer dúvidas. 



Fotos por Elisa Franco, para o site do IF Sudeste MG.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Projeto Conecta IF Sudeste MG

Nesta quarta-feira o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais colocou no ar o site do Projeto Conecta, que tem por objetivo integrar os câmpus do IF Sudeste MG e padronizar os procedimentos adotados na Instituição, por meio da implantação do SIG-UFRN. A implantação, que será realizada pela AVMB, tem previsão de estar completamente concluída em 3 anos.


Conheça mais a respeito do Projeto Conecta: http://conecta-ifsudestemg.blogspot.com.br/




quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

INSTALLER - Falhas na atualização e como Resolver

O instalador já executa alguns procedimentos para minimizar qualquer problema durante a instalação: 
- Verificação de acesso em: registro do windows, COM+, diretório de arquivos, banco, arquivo de versões, ambientes de atualização (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada);
- Shutdown, registro e instalação de pacotes COM+ (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada);
- Descompartilhamento da pasta AppSI (apenas no servidor onde o instalador está em execução);
- Fechamento remoto de arquivos em uso (em todos os servidores que a atualização está sendo aplicada);

No entanto, em alguns casos, pode ocorrer algum problema de comunicação entre instalador e o ambiente, seja no acesso ao banco, diretório de arquivos, acesso à rede ou nos serviços do Windows, o que impede a execução automática de algum procedimento acima e isto compromete a atualização. 
Desta forma, caso ocorra alguma falha no momento da atualização, como as relacionadas no itens abaixo, efetue e/ou confirme as ações citadas de acordo com o problema ocorrido e proceda novamente com a atualização.
  Falha durante cópia/atualização de binários 
  - Remover manualmente o compartilhamento da pasta AppSI;
  - Finalizar todos arquivos em execução local e remota (elucidado exemplos nas figuras mais abaixo);
  - Efetuar shut down nos pacotes e Inativar o COM+ (é inativar o serviço de componentes e não apenas derrubar os pacotes);
  - Verificar permissão de escrita na pasta AppSI e nos arquivos;
  - Verificar espaço em disco (geralmente o tamanho do pacote representa 30% do espaço em disco necessário).
Falha ao abrir o instalador, baixar atualizações, finalizar atualização
  - Verificar acesso às URLs contidas no manual (dropbox);
  - Verificar bloqueios na máquina (já descritos no manual);
  - Se as URLs estiverem inacessíveis, testar o mesmo acesso em outra máquina da rede (abrir a URL pelo navegador) que não esteja passando por algum tipo de firewall interno.

Lentidão ao executar scripts (parte que atualiza banco de dados)
- Verificar conexão ao banco e resolução de DNS do banco;
- Certificar que nada esteja em lock ou bloqueando de alguma forma os scripts contidos na atualização;
- Algumas vezes a execução pode ser demorada dependendo da instrução enviada ao cliente e do volume de registros existente nas tabelas, nesse caso não existe o que fazer a não ser esperar.

Importante: As atualizações devem ser feitas em horários com pouco ou nenhum acesso para que em caso de falha o ambiente não seja comprometido

O Installer deve ser executado em todos os servidores existentes de forma a atualizar e registrar os binários corretamente alinhando todos os servidores na mesma versão de arquivos. Não existe mais a opção SINCRONIZAR, pois não estava sendo efetuada uma boa utilização desta opção.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Portal do Professor – ASTEN Melhorias Perfil de Coordenador

Está em fase final de homologação uma nova funcionalidade para o Perfil do Coordenador. A funcionalidade consiste em possibilitar o vínculo de mais de uma pessoa com atribuições iguais ou diferentes a do coordenador atual do curso. Isto foi uma requisição das instituições que utilizam nossos Portais, visto que, na prática, outras pessoas desempenham as atribuições de coordenador de curso conforme estas forem permitidas.
Para uso desta funcionalidade as instituições que utilizam o Portal do Professor - ASTEN devem vincular os usuários no Cadastro de Cursos (ACMCursos.exe) - na guia Coordenação. Ao serem adicionados ao Grupo do Portal do Professor, poderão efetuar determinada manutenção nas notas e/ou frequências das turmas de cursos aos quais estão vinculados. Outros tipos de permissões também foram inseridas, como: permitir ou não criar modelo de notas, exportar ou não turmas para o Moodle.

Ao adicionar cada usuário na guia Coordenação, será estabelecida sua Função, Data de Início e Data de Fim.


Através de um relacionamento de tabelas estruturadas, a cada item de função, estará relacionada às permissões pertinentes.


Estes usuários, ao acessarem o Portal do Professor – ASTEN poderão efetuar as operações de acordo com as que forem permitidas na sua função.  Alguns Exemplos:
- Caso, para a função de Secretário de Curso, for permitido apenas Visualizar Frequência, este não poderá efetuar nenhuma manutenção nas frequências.
- Caso, para a função de Secretário de Curso, for permitido Lançar Frequência e Visualizar Notas, este poderá dar manutenção na frequência, porém, poderá somente visualizar as notas, sem possibilidade de editá-las ou incluí-las.
O conjunto de permissões que pode ser adicionada a cada função segue elucidado na imagem abaixo:


Na visão do Portal do Professor – ASTEN – AVMB:
Quando permitido para lançar frequências e notas, o usuário clica em uma das opções: Lançar Frequências ou Lançar Notas.


Ao clicar, por exemplo, em Lançar Frequência, a tela de lançamento terá os campos disponíveis para edição, desde que o lançamento esteja aberto e a turma liberada no período:


Do contrário, ele não tendo permissão de fazer lançamentos, ele poderá acessar a opção Lançar Frequência ou Lançar Nota, no entanto, a tela posterior do lançamento da frequência ou nota, poderá somente ser visualizada. Ele não poderá editar ou incluir informações de frequências ou notas, caso não tenha sido esta atribuição permitida a sua função. Abaixo, imagem exemplificando a frequência. A mesma analogia é para o Lançamento das Notas.


*Clique nas imagens para ampliá-las.