A página de nosso Sistema de Atendimento ao Cliente - SAC AVMB foi evoluída para melhor atendê-los, e a partir de Janeiro de 2016 estará a sua disposição a nova versão.
Estarão disponíveis mais recursos de interação, onde você pode responder os chamados diretamente pelo SAC WEB, enviar anexos ou informações após a abertura, além de acompanhar as respostas e soluções acerca de cada chamado pela própria ferramenta.
O NOVO SAC AVMB, manual de Operação para o Cliente está disponível clicando aqui.
Nos Dias 09, 10 e 11 de dezembro o Analista do SIGAA, Felipe Cervi esteve presente no IFAM - Instituto Federal do Amazonas, dando início no processo de implantação, onde foi ministrado os Treinamentos dos módulos Integrado, Subsequente e Graduação.
Programação:
09/12 – Foi apresentado aos servidores responsáveis pelos registros acadêmicos o Módulo Subsequente. Em seguida o treinamento que foi realizado na base de teste.
10/12 –Realizou-se a apresentação Geral do módulo Graduação aos Coordenadores, e logo aos servidores, seguido do treinamento.
11/12 – Finalização com apresentação do módulo integrado, apresentação geral e treinamento.
Durante os três dias de treinamento, participaram pelo menos um servidor de cada campus, que hoje se constitui de 15 campus.
O Analista de implantação Paraguassu Cardoso esteve presencialmente no IFRS em Bento Gonçalves, no período de 30/11 a 04/12, com o objetivo de dar andamento na implantação do SIGAA.
Dia 30/11 efetuada apresentação do novo módulo integradoe módulo Graduação aos âncoras da Pró-reitoria de Ensino e do campus Sertão.
Dia 01/12 - Treinamento novo módulo integradopara Proen e campus Sertão
Dia 02 e 03/12 - Treinamento módulo Graduação para Proen e campus Sertão
Dia 04/12 - Treinamento do módulo Técnico para Proen e campus Veranópolis
O Arquivo Nacional, do Ministério da Justiça, e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão comunicam que está em curso o processo administrativo n° 04300.205649/2015-86 com o objetivo de alterar para 1° de janeiro de 2018a da data de início da vigência da Portaria Interministerial nº 2.321, de 30 de dezembro de 2014, que define procedimentos relativos à utilização do Número Único de Protocolo (NUP) no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
A efetivação das inovações previstas na norma envolve custos de adaptação dos diversos sistemas utilizados pela administração pública, o que vai de encontro às atuais limitações orçamentárias sobre as possibilidades de gasto público impostas pelo cenário econômico do país.
Dessa forma, a prorrogação visa possibilitar que órgãos e entidades disponham de um prazo maior para o replanejamento das ações necessárias ao atendimento do normativo.
Cumpre esclarecer que somente quando a referida norma entrar em vigor poderá ocorrer a formação de NUPs no formato previsto no art. 5° da Portaria Interministerial, sob pena de grave prejuízo da integração e interoperabilidade entre os sistemas informatizados, em especial os sistemas estruturantes, e consequentemente do princípio da continuidade dos serviços públicos.
A AVMB vem trabalhando nas soluções de interoperabilidade do SIE-UFSM ao Sistema de Protocolo Integrado do Governo Federal. Estamos em fase final de testes e liberação desta solução aos nossos clientes.
Através deste comunicado, ratificamos as providências que estão sendo realizadas pela AVMB, para o atendimento a portaria PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 2.321, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2014, que define os procedimentos relativos à utilização do Número Único de Protocolo - NUP, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal e dá outras providências.
Oportunamente, enfatizamos as providências que devem ser realizadas por parte de sua instituição, para que a mesma se beneficie e faça uso da solução desenvolvida pela AVMB.
Responsabilidade da Instituição:
1) Realizar o Cadastramento junto ao Protocolo Nacional: Compete a sua instituição realizar o seu cadastramento junto ao Protocolo Nacional (caso ainda não tenha sido feito). Dentre o que é solicitado neste cadastramento é necessário enviar o IP da máquina que fará a comunicação com WebService do governo. No caso este IP deve ser o IP do servidor de aplicações do SIE-UFSM, pois a interoperabilidade é entre o sistema SIE-UFSM e protocolo do governo. (Anexo: Solicitação de credenciais para uso do web service.pdf)
2) Enviar o certificado de cadastramento à AVMB: Quando a instituição se cadastra junto ao Protocolo Nacional, ela recebe um certificado de acesso ao WebService. Ele deve ser nos enviado para que possamos instalá-lo, no servidor de aplicações do SIE-UFSM de sua instituição e, assim, testar a comunicação SIE-> WebService, acessando remotamente o servidor de aplicações. Desta forma, deve ser nos liberado/confirmado o acesso a este servidor para a realização da configuração de interoperabilidade entre o SIE-UFSM e o WebService.
3) Enviar à AVMB acesso a máquina onde será instalado o Asten Processos: A interface web do Asten Processos, possibilitará realizar as funções descritas no documento em anexo. (NUP - Asten Processos.pdf).
Como é a máquina onde pode ser instalado o ASTEN PROCESSOS?
- Pode ser o mesmo servidor de aplicações do SIE-UFSM, desde que tenha 8GB RAM e 40GB de HD.
- Sendo em máquina distinta, pode ser Windows ou Linux, tendo no mínimo 4GB de RAM (ideal 8GB) e 40GB de HD.
4) Selecionar os tipos de documentos a serem transmitidos: No pacote 0.1.040 de atualização, já foi disponibilizada na aplicação de Cadastro de Tipos de Documentos (TRMTDocumento.exe), a possibilidade de marcar os tipos de documentos que serão enviados ao Protocolo Nacional, bem como os fluxos. O nome do campo é: "Transmite para o sistema de Protocolo Integrado". Deve ser marcada esta opção para os Tipos de Documentos que a instituição vai enviar. Ao clicar na guia Fluxos, o mesmo terá também esta opção. Nos fluxos, por padrão, estão todos marcados para envio. Caso algum fluxo de tramitação não deva ser transmitido ao protocolo nacional, a opção deve ser desmarcada, cabendo a análise dos fluxos pelo departamento responsável de sua instituição.
Este procedimento, já pode ser feito desde AGORA no SIE-UFSM pela sua instituição e/ou pelo departamento responsável através do SIE-UFSM, acessando a aplicação Cadastro de Tipos de Documentos (TRMTDocumento.exe). Após, no próprio Asten Processos, terá uma interface para também fazer esta seleção dos tipos documentais.
A instituição deve revisar se as máscaras dos documentos estão no padrão aceito, para que os documentos gerados em 2016, que tenham sido escolhidos para envio, possam ser transmitidos com sucesso.
Os documentos confidenciais, podem ser marcados como "Reservado" quando da abertura do processo. Na abertura de um processo, contém este campo nativamente no sistema.
Para cumprirmos o prazo de Janeiro de 2016, é imprescindível que a instituição nos envie suas providências até 16/12/2015 ou o quanto antes for possível.
5) Validar a funcionalidade: com base no manual de operação do Asten Processos que será enviado pela AVMB, cabe a instituição validar e operar o Asten Processos nas funções relativas ao Protocolo Integrado.
Responsabilidades da AVMB:
1) Instalar o certificado no servidor de aplicações do SIE-UFSM, para permitir assim a interoperabilidade, quando a instituição providenciar sobre os itens 1 e 2 acima em Responsabilidade da Instituição.
2) Instalar o Asten Processos na máquina delegada conforme o item 3 acima, em Responsabilidade da Instituição.
3) Enviar o manual de instrução de operação do Asten Processos, nas funções descritas no documento NUP - Asten Processos.pdf e, prestar a orientação necessária para utilização da funcionalidade.
No dia 24/11 a analista Suelen Cardoso ministrou um treinamento sobre o uso do módulo Catálogo de Materiais em São Vicente do Sul.
O Instituto Federal Farroupilha está concluindo o levantamento dos materiais da Instituição para realizar uma carga de dados no SIG com o propósito de agilizar o processo de cadastros.
Nesta mesma data, a analista Claucia Vitalis realizou uma apresentação geral do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) para enfatizar a interligação entre os módulos do sistema.
Na última quarta-feira, dia 25/11/2015 foi realizado na UFAM o dia do SIE-UFSM.
O evento teve como objetivo demonstrar a evolução do SIE-UFSM nas funcionalidades, além disso os produtos desenvolvidos pela AVMB e também os serviços oferecidos.
O objetivo é proporcionar que a instituição obtenha um melhor conhecimento de nosso trabalho, fortalecendo a parceria e também motivando a instituição para melhor utilização do SIE-UFSM e demais ferramentas que oferecemos.
Prof. Lucídio Rocha dos Santos e Prof. Nelson Noronha, Pró-Reitores de Ensino de Graduação receberam a AVMB com satisfação e estiveram presentes no evento.
Foram demonstrados, pela AVMB, os seguintes produtos:
Da AVMB estiveram presentes no evento, na realização das demonstrações: Aldiocir DallaVechia (Diretor da AVMB), Luiz Vieira (Analista de Implantação) e Carla Brum Teixeira (Coordenação de Atendimento às IES).
Pela UFAM estiveram presentes representantes de diversos departamentos: PROEG (Pró-Reitoria de Graduação), PROPESP (Pequisa e Pós-Graduação), Biblioteca, Departamento de Registro e Controle Acadêmico, EAD, CTIC (Tecnologia da Informação), Departamento de Licitação/Compras/Patrimônio.
A AVMB desde já agradece a participação da UFAM no evento.
Nossos colaboradores Carla Brum e José Carlos Neto participaram neste mês de novembro do curso “Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk”, ministrado pelo especialista na área de Help Desk/ Service Desk, Roberto Cohen. O curso abordou além da gestão de processos, vida do gestor e gestão de pessoas.
No dia 13/11 foi realizado um treinamento do módulo de Patrimônio Imóvel para o Instituto Federal Farroupilha no Campus de Júlio de Castilhos, ministrado pela analista de implantação Suelen Cardoso com o apoio do analista Robson Machado.
No dia 16/11, segunda-feira, foi realizado um treinamento do módulo Protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) ao Instituto Federal Farroupilha no Campus de Júlio de Castilhos.
A analista Claucia Vitalis conduziu as atividades com o auxílio dos analistas Robson Machado e Suelen Cardoso.
O módulo está previsto para iniciar em janeiro de 2016 e o instituto está concentrando esforços para realizar capacitações técnicas a fim de alinhar sua forma de trabalho com o SIG.
Durante os dias 12 e 13 de novembro, a AVMB recebeu a visita do Analista de Sistemas da Prefeitura de Anápolis, Marcio de Melo Ferreira.
Na ocasião, assessorado pelos colaboradores Rodrigo Garrot e Cláucia Vitalis, Marcio recebeu treinamento do módulo Orçamentário e Contábil do SIM, além de conhecer as instalações e funcionamento da empresa.
A fim de atender às orientações do Governo Federal, no que se refere
ao uso do Protocolo
Integrado pelas Instituições Públicas, a AVMB vem trabalhando no processo
de integração do SIE com o Sistema de Protocolo Integrado. Esse trabalho já
encontra‐se em fase final e, em breve, será disponibilizado aos clientes com
contrato vigente de manutenção do SIE.
A interoperabilidade SIE – Protocolo Integrado se dará através do uso
da ferramenta Asten Processos, que facilitará a tramitação dos documentos já
existentes na Instituição, além de automatizar a emissão dos novos documentos.
Conforme determinação do Ministério Público, é necessário que cada
instituição designe uma única pessoa para ter acesso ao webservice, orientamos
que, dentro do possível, seja uma pessoa com conhecimento técnico que esteja
inserida no setor de protocolo da Instituição.
É importante que seja feito previamente na Instituição um mapeamento
de todos os documentos que deverão ser transmitidos ao Protocolo Integrado.
Recentemente liberamos para os clientes SIE/SIM uma nova
funcionalidade do SI* que permite criar um novo tipo de aplicação para execução
de Scripts.
Para o cadastro de um novo script devemos escolher a opção
“Script” no tipo de aplicação da GCAMAplicacoes.exe.
Após configuramos o comando a ser executado, juntamente com
os parâmetros. Os parâmetros podem ser do tipo simples ou uma consulta SQL
conforme exemplo.
Após gravar o registro podemos localizar pelo novo filtro do
Localizar Aplicação.
Após confirmada a gravação basta atualizar o SI* para
enxergarmos a nova aplicação.
A
DLL ColetaParams.dll foi ajustada para habilitar o botão “Script” quando for
este o tipo de aplicação. Após a execução teremos a exibição do número de
registros afetados e o tempo de execução.
Com isso, é criada uma tabela de Log de execuções
(SCRIPTS_SQL), e, sempre que for executado algum script, ficarão gravadas as
seguintes informações:
Recentemente disponibilizamos aos nossos clientes SIM/SIE uma
atualização que inclui novas funcionalidades na aplicação
AVerificaUltimaAlteracao.exe. Estas mudanças facilitarão a análise de bancos de
dados.
Foram adicionadas três novos botões na interface:
·Consulta itens de tabelas estruturadas
·Consulta metadados do banco
·Consulta campos (DB2)
1.Consulta Itens de Tabelas Estruturadas
Este botão tem a função de carregar os itens de uma
determinada tabela estruturada do sistema pelo código, conforme exemplo a
seguir.
2.Busca Metadados do Banco
A segunda nova função tem o objetivo de consultar metadados
nos bancos. Esta funcionalidade poderá ser utilizada tanto no Oracle quanto no
DB2, lembrando que estas informações provém do banco de dados e não do
catálogo.
2.1Consulta Tabelas
Na imagem abaixo realizamos uma busca por dados da tabela
TIPOS_DOCUMENTOS. Na primeira subguia “Colunas”, temos informações da ordem,
coluna, tipo, tamanho, se aceita nulos e se possui algum valor padrão.
Além das colunas, temos a informação da chave primária,
referências de outras tabelas e as verificações feitas pelo banco nas colunas
antes de aplicar as atualizações, conforme imagens abaixo:
2.2Visualizações
Na segunda guia temos a busca por Visualizações, conforme
imagem abaixo, nela teremos além das informações das colunas, o texto desta
view para análise.
2.3Consulta Gatilhos
A busca por Gatilhos (Triggers) se dá de maneira semelhante,
retornado também o texto do gatilho além de informações onde ele impacta. No
grid temos a informação da tabela onde ele trabalha, o momento que é disparado
(antes ou depois) e o evento que dispara esta trigger (insert, update, delete).
2.4Consulta Funções
Temos ainda a guia de busca por funções, onde será retornado
também o texto da função, além do nome e tipo de retorno. Quando houver mais de
uma função com o mesmo nome, todas serão carregadas, diferenciando somente o
tipo de retorno e o texto conforme grid abaixo.
3.Consulta Erro Campos (DB2)
O terceiro botão tem sua função unicamente nos bancos DB2 e,
estará oculto quando o SI* estiver executando em Oracle, onde algumas vezes
recebemos erros de campos que não podem ser nulos e que não foram tratados no
catálogo, então o banco retorna três Ids, o Tablespace, Tabela e Coluna.
Para identificarmos o campo, basta informar os Ids e
atualizar para identificarmos a coluna e tabela que o erro está ocorrendo:
Assista o vídeo demonstrativo dessa nova funcionalidade
Nos dias 30 de setembro a AVMB recebeu a visita dos
representantes da COINPEL e Prefeitura Municipal de Pelotas, Loiva Frio, Pedro de
Souza e Mário Leitzke, que receberam treinamento do módulo Patrimônio,
componente do Sistema de Informações Municipais - SIM. O treinamento foi
ministrado pela analista de implantação Suelen Cardoso, que aproveitou a
ocasião para apresentar o ASTEN
Patrimônio, aplicativo de levantamento patrimonial desenvolvido pela AVMB.
Na semana de 21 a 25 de setembro, os servidores da UFOB
receberam treinamento do SIPAC componente do SIG – UFRN.
Os treinamentos foram ministrados pelas analistas de implantação Claucia Vitalis e Suelen Cardoso, que possibilitaram aos participantes ter contato com os módulos
de Protocolo, Bolsas, Catálogo de Materiais, Patrimônio Móvel e Imóvel,
Atendimento de Requisições, Compras, Licitação e Registro de Preço,
Almoxarifado, Boletim de Serviços, entre outros. Além disso, os participantes puderam conhecer mais a respeito do Sistema Integrado de Gestão de Planejamentos e Projetos, o SIGPP.
Na semana passada a AVMB iniciou mais uma etapa da implantação
do SIG na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Na terça-feira (25), o analista
de sistema Deivid Fiorin realizou o treinamento da equipe da Coordenadoria de
Gestão de Pessoas (CGP) da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura,
Proadi - UFOB, para a utilização dos quatro módulos de cadastro do SIGRH. O
apoio presencial seguiu até sexta-feira (28), onde foi possível tirar dúvidas
sobre o funcionamento dos itens.
As ferramentas do Sistema possibilitarão aos servidores do
órgão inserir, dentre outras, informações sobre férias, acréscimo de
dependentes, cargos, progressão, formação e capacitação. Nas próximas semanas,
serão iniciadas as atividades para implementação dos módulos de protocolo,
catálogo de materiais, graduação, lato sensu, strictu sensu, pesquisa
e extensão.
A AVMB, constantemente preocupada em melhorar seus serviços,
criou uma nova forma de repasse das restrições/permissões para usuários nos
novos documentos do SIE-UFSM e SIM.
Em geral, as restrições devem ser adicionadas manualmente,
em cada perfil de usuário. Tarefa bastante onerosa, principalmente se
considerarmos que determinadas aplicações/relatórios são visualizados por grupos
de 50, 100 ou mais usuários.
Por conta disso, criamos uma nova aplicação onde é possível
repassar permissão para vários usuários em uma única operação. Ela pode ser
utilizada para repassar qualquer restrição de Dados que esteja configurada na
aplicação para Controle de Acesso por Usuário, tornando o processo muito mais
ágil.
Essa funcionalidade foi liberada no último pacote de
atualização dos sistemas SIM e SIE, caso não tenha identificado, entre em
contato com nossa equipe de atendimento.
As novas funcionalidades de
integração dos Módulos de Recursos Humanos e Orçamento/Contabilidade do SIM,
permitiram uma redução significativa de trabalho na Prefeitura de Pelotas.
O processo de digitação de OPs da
Folha de Pagamento, que antes demorava em torno de 10 (dez) dias para ser
efetuado, foi efetuado em 2 (dois) dias de trabalho. Nos próximos meses, esse
processo deverá ser executado em apenas um dia.
Outro fato relevante desta
automatização são as Ordens de Pagamento Extra de Pensão Alimentícia, que
somam em torno de 200 OPs mensais, e agora são geradas em nome do beneficiário
da Pensão, buscando as informações diretamente no Cadastro de Pensionista do
RH.
Além da redução de tempo e mão de
obra na digitação desses dados, o processo também garante maior confiabilidade
das informações, já que as regras de geração são definidas e configuradas
previamente.
No dia 07 de julho, foi realizada na Reitoria do IFFarroupilha
apresentação dos módulos de Patrimônio Móvel e Imóvel, para a comissão
responsável pela implantação do mesmo dentro do Instituto. Foram demonstradas
todas as funcionalidades dos módulos, relatadas as formas de carga de dados no
sistema e também definidas datas para levantamento de dados previsto para o
começo do mês de agosto.
No dia 21 de julho foi realizado o treinamento do módulo
Catálogo de Materiais, por web conferência, para o Instituto Federal de
Amazonas. Foi demonstrado o funcionamento do sistema e a informado sobre a
importância da implantação deste módulo, que é utilizado pelos demais módulos
do SIPAC: Almoxarifado, Patrimônio, Compras e Licitação, Requisição
(orçamento), etc.
No dia 22 de julho de 2015 foram apresentadas as
funcionalidades do módulo Bolsas à Universidade Federal do Oeste da Bahia
(UFOB). A Instituição realizará um levantamento de todas as bolsas e bolsistas
que a Instituição possui para que o uso do módulo seja iniciado.
No dia 1º de julho, foi realizado Treinamento do Módulo Colegiados
ao IFSudeste MG, através de Web Conferência. Durante o treinamento os
analistas de implantação da AVMB fizeram esclarecimentos para que os
participantes pudessem utilizar o módulo no ambiente de Teste da Instituição.
No dia 02 de julho de 2015, foi realizado no IFFarroupilha -
Reitoria apoio presencial, com o objetivo de apresentar à equipe de TI (CGTI)
da instituição as funcionalidades, processos e rotinas do módulo Frequência –
Ponto Eletrônico.
Durante a visita foram feitos esclarecimentos e ajustes
pontuais sobre o módulo. Este está pronto para ser utilizado e validado pela
instituição, e será lançado através de um projeto piloto, onde será executado
no período de 30 dias para validação das funcionalidades somente na Reitoria.
No dia 24/06 a Secretaria Executiva do Ministério da
Fazenda lançou aResolução nº 1, que dispõe sobre o calendário oficial para a
implementação do eSocial. Os Órgãos Públicos e mistos, devem transmitir as
informações de seus trabalhadores a partir da competência janeiro/2017, e
sua parte de segurança do trabalho e medicina ocupacional é obrigatório somente
em julho/2017.
A AVMB já vem trabalhando desde o início do ano na adequação
de seus sistemas, a fim de permitir a interoperabilidade com o eSocial, intensificando
seus trabalhos a partir desta publicação.
No mês de junho a AVMB iniciou a implantação do Sistema Integrado de Patrimônio,
Administração e Contratos (SIPAC) e do Sistema
Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), componentes da solução
SIG-UFRN, na Universidade Federal do Oeste da Bahia -UFOB.
Nos dias 10 e 12, respectivamente, foram apresentados os módulos
Protocolo e Catálogo de Materiais, pertencentes ao SIPAC, e no dia 15
ocorreu a apresentação do módulo Graduação que faz parte do SIGAA.
A AVMB está otimizando alguns processos de atendimento
aos clientes utilizando o ASTEN Processos, ferramenta desenvolvida pela empresa para modelagem e automatização de processos utilizando conceitos do BPMN.
Dentre os processos que nosso atendimento já otimizou está a Automatização da Notificação de
Confirmação de Recebimento do Chamado:
Os clientes que possuem contrato de manutenção para suporte
técnico remoto, ao reportar um chamado pelo nosso SAC WEB, recebem uma
notificação no seu e-mail confirmando o Recebimento do Chamado. Esta
notificação consta, dentre outras informações, a previsão de resposta e solução
conforme a severidade alocada na abertura do chamado.
Isto demonstra que a AVMB está comprometida em resolver as
demandas dos clientes no melhor prazo possível, de acordo com os níveis de
serviço (SLA) previstos no contrato de manutenção do sistema.
Anteriormente o processo de notificação ao cliente era
efetuado manualmente pela equipe de atendimento e o tempo gasto nesta tarefa
era entre 10 e 12 horas mensais (de acordo com o volume de chamados
abertos no mês). Além disto o processo manual algumas vezes era falho pois,
caso o volume de demandas abertas no dia fosse grande, não conseguíamos
notificar imediatamente o recebimento do chamado, informando a previsão do
atendimento.
Para aperfeiçoar o atendimento aos nossos clientes, foi incluído no SAC WEB o campo Justificativa/Grau de Impacto. Este campo será de
preenchimento obrigatório quando a severidade indicar criticidade, como por
exemplo: Sistema Parado.
Entendemos que, muitas vezes, a
alocação deste tipo de severidade é feita por uma necessidade de resolução
rápida a determinado problema que esteja afetando um processo chave em sua Instituição,
mesmo que o sistema não esteja totalmente parado. Desta forma, para melhor
atendê-los, pedimos que seja utilizado este novo campo para esclarecer a
importância e onde o problema está impactando ou poderá impactar nas suas
atividades. Isto nos auxiliará a ordenar o atendimento aos chamados de sua
Instituição, priorizado este em detrimento aos demais chamados reportados.
Observe também que existem outras
duas novas informações, de preenchimento opcional: Nome do usuário que reportou a demanda e Email do Usuário que reportou a demanda. Ao
prestar estas informações, este usuário final será notificado, em cópia, quando
o chamado for finalizado pela AVMB.
A última semana do mês de abril foi marcada pelo início de
treinamentos ao Instituto Federal do Sudeste de Minas. No dia 27/04 foi ministrado o treinamento do
módulo Cadastro do SIGRH, componente do SIG-UFRN, ministrado pelos analistas da
AVMB Deivid Fiorin e Luiz Vieira. Dentre as funcionalidades apresentadas,
destacam-se: Dependentes, Averbações e Progressões
Já no dia 28, o treinamento do módulo Protocolo do SIPAC,
ministrado pelas analistas Claucia Vitalis e Suelen Cardoso, abordou as
funcionalidades referentes a cadastros e movimentações de Processos, Documentos
e Memorandos.
Devido à distância, ambos os treinamentos foram ministrados por
videoconferência.
Conforme notícia publicada na
página do Arquivo
Nacional, o início dos novos procedimentos relativos ao protocolo de documentos
nas instituições públicas, previsto para entrar em vigor em 1º de julho de
2015, foi adiado, passando a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2016. Confira
a nota publicada na íntegra:
O Arquivo Nacional, do Ministério da Justiça (AN/MJ), e a Secretaria de
Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento
e Gestão (SLTI/MP), em decisão conjunta, informam que a Portaria
Interministerial nº 2.320, que institui o Sistema Protocolo Integrado no âmbito
dos órgãos e entidades da APF, e a Portaria Interministerial nº 2.321, que
define os procedimentos relativos à utilização do NUP (Número Único de
Protocolo) no âmbito dos órgãos e entidades da APF, aprovadas em 30 de dezembro
de 2014, entrarão em vigor somente a partir do dia 1º de janeiro de 2016,
e não mais no prazo de 180 dias a partir da data de sua publicação no Diário
Oficial da União, conforme determinavam, respectivamente, os artigos 11 e 8º
das mencionadas Portarias.
Durante o mês de março, entrou em
funcionamento no Instituto Federal Farroupilha o módulo Escritório de Ideias do
SIG-UFRN.
Com o objetivo realizar a interação da comunidade de servidores
com a Instituição, o módulo possibilita que sejam enviados, via Portal do
Servidor, ideias de atividades a serem realizadas na Instituição. Após o envio,
as ideias são avaliadas por uma comissão interna, que avalia a viabilidade do
proposto, se aprovada, a ideia vira um projeto a ser executado futuramente na
Instituição.
O módulo foi lançado no dia 17 de
março, e até o dia 31/03 já haviam sido postadas 24 ideias pelos servidores do
IFFarroupilha.
No dia 25 de março também foi
realizada, na Reitoria do IFFarroupilha, a apresentação dos módulos Escritório
de Ideias e Capacitação para as Diretorias de Planejamento e Desenvolvimento
Institucional, que conta com representantes dos diversos câmpus da Insituição.
Nesta segunda-feira (23), a AVMB
recebeu em sua sede representantes da Coinpel - Prefeitura Municipal de
Pelotas, Loiva Frio, Mery Ugoski, Pedro Souza e Claudio Viana. Na ocasião foi
realizada uma avaliação para adesão ao Sistema de Custos com as rotinas da
Prefeitura, a partir da apresentação da concepção utilizada no desenvolvimento
do módulo e de simulações para a distribuição de despesas.
O encontro também permitiu que
fossem definidas as próximas ações para a implantação do módulo.
Em dezembro de 2014 o Ministério da Justiça, por meio das
Portarias Interministeriais nº
2.320 e 2.321, instituiu novos procedimentos relativos ao protocolo de
documentos nas instituições públicas.
As portarias definem que, a partir de 1º de julho de 2015, todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal deverão disponibilizar para acesso dos cidadãos a consulta de
informações sobre a tramitação de documentos, avulsos ou processos (desde que
estes não estejam ocorrendo em sigilo), através do Sistema Protocolo
Integrado.
Para que essa disponibilização de consulta ocorra, as
instituições deverão adequar a numeração dos documentos protocolados,
utilizando o Número
Único de Protocolo.
A AVMB, no compromisso com seus clientes, está trabalhando
para adequar o módulo de protocolo do SIE-UFSM, de modo a interoperabilizá-lo com o
Sistema Protocolo Integrado, facilitando a disponibilização das consultas e
evitando retrabalho.
Este procedimento irá gerar uma nova versão do SIE, que será
distribuída a todos os clientes que possuem contrato de manutenção para este
módulo vigente.
Nesta segunda-feira, dia 09 de março, a equipe da AVMB,
representada pelo Diretor Aldiocir Dalla Vecchia e pelos Analistas de
Implantação Fabio Jr. de Barros e Luiz Vieira, apresentaram para representantes
da Prefeitura Municipal de Pelotas o projeto Sistema de Custos.
Foto: Eduardo Beleske - PMP
Desenvolvido com vistas a atender a legislação vigente acerca
da gestão das despesas nas instituições públicas, o Sistema de Custos tem por
objetivo a mensuração e alocação dos custos aos produtos/serviços baseado nas
atividades desenvolvidas na instituição, permitindo auxiliar na elaboração do
orçamento e comparar as atividades dos setores para medir o grau de eficiência
das mesmas.
O sistema permitirá a análise da terceirização de um produto
ou serviço, por meio da comparação do custo do desenvolvimento interno do
processo com o custo oferecido pelo mercado.
O Sistema de Custos é um dos projetos assinalados para 2015,
e que está em finalização na AVMB.
Os clientes que possuem os Portais instalados em ambiente
Linux e tiverem problemas na execução das atualizações do Installer, devem verificar
se o serviço de compartilhamento de arquivos "Samba" está
configurado, para permitir o acesso as atualizações (compartilhar pasta dos
Portais).
O aplicativo pode ser obtido no portal Samba (https://www.samba.org/samba/)
ou através do repositório específico da distribuição Linux que o cliente
possui.
Um dos métodos adotados na AVMB para medir qualidade dos serviços e a satisfação de nossos clientes é a avaliação dos chamados. Sempre após o término de um chamado, nosso cliente é convidado a avaliar o atendimento recebido por meio da atribuição de notas de 1 a 10 .
Nos últimos três anos, conseguimos manter a média anual das avaliações sempre acima de 9,5, nota que consideramos excelente e que demonstra a satisfação de nossos clientes pelos serviços prestados.
Esses índices são resultado de um trabalho constante dos nossos colaboradores, que buscam excelência em todas as atividades que executam, e de nossos clientes que colaboram nos apresentando feedback dos serviços.
Esperamos em 2015 seguir contando com o retorno dos nossos clientes, para atingir resultados como esses.